Petróleo

Petrobras transferiu operações do aeroporto de Cabo Frio para o de Maricá

A Petrobras anunciou na última terça-feira (3) a decisão de transferir o centro de operações aéreas de Cabo Frio para o aeroporto de Maricá, também conhecido como Aeroporto Laélio Baptista. A mudança vai permitir que a petroleira reduza o tempo de viagem de funcionários e os custos operacionais da empresa, já que Maricá é próxima das áreas de exploração petrolífera.

No cenário de extração do petróleo do pré-sal, o campo de Búzios representa uma das áreas mais promissoras. Com a mudança, o terminal de Maricá ocupará a terceira posição no ranking dos terminais mais movimentados da companhia, perdendo somente para os heliportos de Farol de São Tomé, em Campos, e de aeroporto Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Segundo o Diário do Porto, atualmente dez helicópteros offshore saem de Maricá, realizando um total de 536 voos mensais. A expectativa da empresa é de ofertar 13.500 vagas por mês.

De acordo com a estatal, o novo ponto de operação já permitiu a redução em 2 horas no tempo de deslocamento dos seus trabalhadores. O Campo de Búzios representa a grande aposta da empresa para ultrapassar a capacidade de extração do campo de Tupi, o mais bem-sucedido do Brasil, até o momento.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, prevê o aumento da produção do campo para 1 milhão de barris de petróleo/dia no terceiro trimestre de 2025. Chambriard projeta que a extração atinja 1,5 milhão de barris por dia.

A chegada do navio-plataforma FPSO Almirante Tamandaré e o início da sua operação permitirá à petroleira aumentar exponencialmente a sua produção. “A plataforma, do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, da sigla em inglês) será a primeira unidade de alta capacidade a ser instalada no campo, com potencial para produzir até 225 mil barris de óleo por dia (bpd) e de processar 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia”, informou a Petrobras em seu site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *