Macaé

Petrobras e Prefeitura de Macaé estreitam parceria visando retenção de mão de obra

A Petrobras e a Prefeitura de Macaé estreitaram as relações e firmaram uma parceria com o objetivo de incentivar o desenvolvimento econômico da cidade. O encontro aconteceu nesta terça-feira (21), quando o poder público recebeu o gerente geral da Unidade de Operações da Bacia de Campos (UM-BC), Alex Murteira Célem.

Durante o encontro, promovido na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, a Petrobras apresentou o plano de “Atração e Retenção de Novos Talentos nos Contratos da UN-BC”. O intuito da prefeitura é contribuir com ações que irão atender às demandas do mercado de trabalho de óleo e gás.

O vice-prefeito, Fabiano Paschoal, falou sobre a importância da Petrobras para o município desde o início das atividades da empresa na década de 80. “A parceria com essa gigante do setor de óleo e gás é muito importante para que nossa mão de obra local seja absorvida nos contratos das empresas. Para isso, o governo municipal continuará fortalecendo as ações de relacionamento com a empresa e qualificação profissional para nossa população”, afirmou Fabiano.

Atualmente, a expectativa da Petrobras é absorver na Bacia de Campos cerca de 1.800 novos profissionais. A distribuição da mão de obra nos contratos segue as seguintes áreas: hotelaria (taifeiro); movimentação de carga (ajudante de limpeza, auxiliar de operação, ajudante de carga); manutenção industrial (auxiliares de operação, montador, soldador, técnico em eletrotécnica, eletrônica, automação, mecânica e instrumentação); obras civis (ajudante, pintor industrial, inspetor de pintura, técnico em eletrotécnica, mecânica e instrumentação; manutenção e reparos (caldeireiro, mecânico, pintor, eletricista, soldador, montador de andaime, ajudante e inspetores de qualquer especialidade).

“Temos o compromisso de atrair e reter novos talentos. Todos os meses tenho uma reunião com os diretores de todas as empresas que prestam serviço para a Petrobras na Bacia de Campos. A ideia é estar sempre incentivando a valorização da mão de obra local. Os contratos atuais já permitem que 25% da mão de obra sejam sem experiência, facilitando a entrada de pessoas que acabaram de se formar no mercado de trabalho. Além disso, temos como meta o crescimento de 1% ao ano para profissionais mulheres”, frisou Alex Célem.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, destacou que o mapa do emprego facilitará a assertividade do governo municipal nas ações para o mercado. “É fundamental casar as demandas com as ofertas. O mercado de trabalho está em constante renovação e, por isso, essa análise irá favorecer as nossas decisões”, disse Rodrigo.

A secretária adjunta de Qualificação Profissional, Rebeca Madueira, informou que a Prefeitura de Macaé tem a previsão de contratação de 15 cursos distribuídos em diversas áreas. “Este mês, já estão sendo capacitadas 960 pessoas em T-Huet, uma exigência da Petrobras para que os trabalhadores possam atuar embarcados. Com o estudo apresentado pela empresa, buscaremos sempre adequar essas necessidades nas próximas licitações para os cursos que oferecemos”, frisou Rebeca.

O encontro contou ainda com a participação do secretário adjunto de Trabalho e Renda, Rafael Manhães, coordenador do gabinete da Presidência da Petrobras, Leonardo Urpia; coordenador de Relações Institucionais da Petrobras, Luiz Fabiano Enrick.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *