Petrobras coloca em leilão plataformas desativadas na Bacia de Campos
As plataformas offshore da Petrobras P-19 e P-26 serão colocadas em leilão para desmantelamento, com lances mínimos fixados em R$ 1,6 milhão e R$ 1,5 milhão, respectivamente. As informações foram divulgadas pela Sold Leilões, empresa responsável pelo pregão, que tem encerramento previsto para o dia 13 de fevereiro.
Ambas as unidades de produção já passaram pelos processos de desativação e descomissionamento. Atualmente, a plataforma P-26 encontra-se acostada no Porto do Açu, no Norte Fluminense, enquanto a P-19 permanece ancorada no Campo de Marlim, na Bacia de Campos.
Este será o primeiro leilão da Petrobras de plataformas semissubmersíveis aplicando as diretrizes de destinação sustentável. As unidades P-19 e P-26 serão vendidas separadamente, como parte do projeto de Revitalização do Campo de Marlim. Serão disponibilizadas cerca de 40 mil toneladas de aço no mercado.
Segundo e Sold Leilões, o processo de descomissionamento offshore segue um rigoroso ritual de gestão e segurança, que é aprovado e acompanhado pela ANP, pelo Ibama e pela Marinha do Brasil. Entre as etapas estão a limpeza, desconexão, desmontagem e a destinação adequada dos resíduos.
“A reciclagem e o reaproveitamento de materiais, em especial o aço, contribuem para a redução de emissões e para a mitigação de impactos ambientais ao longo de toda a cadeia, gerando uma economia e uma certeza de que nossa indústria de recuperação é ampla e altamente capacidade para projetos como este”, disse a leiloeira.
