Navio-sonda DS-17 chega ao Rio para iniciar contrato com a Equinor
O navio-sonda DS-17, operado pela Valaris, chegou ao Rio de Janeiro para dar início a um novo contrato firmado com a Equinor no Brasil. A unidade foi contratada em 2024 e será empregada no programa exploratório do campo de Raia, localizado na Bacia de Campos, que prevê a perfuração de seis poços.
O contrato foi celebrado após a petroleira norueguesa declarar a comercialidade do campo de Raia, em setembro de 2023. Antes do início das operações, o navio-sonda permanecerá cerca de 25 dias fora de atividade para a realização de atualizações técnicas solicitadas pela Equinor.
Com base na duração inicial estimada de 852 dias, o acordo compreende um período de espera de 180 dias, seguido por um programa de perfuração de 672 dias. O valor total do contrato é estimado em US$ 498 milhões, que inclui um período de intervalo, mobilização, modificações e serviços integrados.
Raia é um dos projetos de gás natural mais significativos em desenvolvimento no Brasil. Localizado a aproximadamente 200 km da costa, em profundidades de até 2.900 metros, contém reservas recuperáveis de gás natural e óleo/condensado acima de 1 bilhão de barris de óleo equivalente. O desenvolvimento inclui um navio-plataforma (FPSO) com capacidade de 126 mil barris de óleo por dia e um gasoduto com capacidade para escoar até 16 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. O início de produção de Raia está previsto para 2028.
