Mercado reduz estimativa da inflação pela 6ª semana seguida
A previsão de crescimento da economia ficou próxima de 2%
Pela sexta semana seguida, o Relatório Focus trouxe a redução da estimativa da inflação para 2022. Publicada nesta segunda-feira, (8), a edição mais recente prevê 7,11% de alta para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Na semana anterior, a projeção era a elevação de 7,15%.
Formulado pelo Banco Central (BC), o Relatório Focus traz as projeções do mercado para a economia brasileira. Entre elas, a estimativa da inflação. O documento dessa semana também registrou uma nova redução para o Índice Geral de Preços–Mercado (IGP-M), que caiu de 11,34% para 11,28%.
Além disso, por mais uma semana seguida houve a elevação da previsão de crescimento da economia brasileira. A projeção da expansão do produto interno bruto saiu de 1,97% para 1,98%. Três semanas atrás, essa estimativa estava em 1,58%.
O BC divulga o Relatório Focus toda segunda-feira. O documento resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas do mercado financeiro. A coleta de dados é realizada até a sexta-feira anterior à divulgação.