Macaé participou nesta semana da 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Macaé participou nesta semana a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O encontro foi realizado no Instituto Federal Fluminense (IFF/Quissamã). Aliás, Quissamã e Carapebus também fazer parte da conferência entre os municípios. O evento teve o objetivo de fortalecer a governança ambiental e integrar as políticas públicas das cidades participantes, além de promover a troca de experiências. O encontro, que contou com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil, organizações não governamentais, entidades empresariais e instituições de ensino, definiu dez propostas, duas por eixo, para envio à 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente – 2025. Os delegados eleitos durante a conferência irão representar os três municípios nesta etapa.
O vice-prefeito, Célio Chapeta, destacou que o debate é fundamental para os avanços na área ambiental em toda a região. “Este é um momento de grande importância, pois estamos reunidos para debater, refletir e construir caminhos conjuntos em prol da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável em nossas comunidades. Nosso propósito é proteger os recursos naturais, promover ações conscientes e fortalecer políticas públicas ambientais”, frisou Chapeta, que representou o prefeito, Welberth Rezende.
A Secretária Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, falou sobre a importância do fortalecimento entre os municípios na luta pelo meio ambiente. “Esse dia histórico reforça o compromisso de Macaé, Carapebus e Quissamã no enfrentamento das mudanças climáticas. Estamos construindo uma política pública regional para lidar com os eventos climáticos extremos. Essa conferência é inspiradora e comprometida com a transformação ambiental que o nosso planeta tanto precisa, traçando estratégias que realmente façam a diferença para as futuras gerações”, reforçou a secretária.