Macaé e Firjan se reuniram no Rio para discutir ações para alavancar a qualificação profissional no município
Representantes de Macaé estiveram reunidos na última semana com o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano. No encontro as partes discutiram ações e estratégias para alavancar a qualificação profissional no município, dentre outras melhorias. O município fluminense esteve representado no encontro pelo prefeito Welberth e secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.
O encontro discutiu também a realização da Macaé Energy 2025, que é feita em parceria com a Firjan/Senai, a prefeitura e o Sebrae. A Macaé Energy conta com a presença dos representantes das principais empresas de óleo e gás e é bastante prestigiada pelo setor.
O foco de Macaé é fortalecer o ambiente de negócios no município, além de propor discussões e oportunidades para a cadeia produtiva offshore. Sobre a Macaé Energy, o evento está programado para acontecer em julho. Para esta edição, o prefeito colocou o novo Centro de Convenções à disposição. O espaço foi reinaugurado em dezembro do ano passado.
Para buscar cada vez mais o desenvolvimento socioeconômico do município, Welberth Rezende destacou o interesse em parcerias com as áreas técnicas da Firjan, visando proporcionar conhecimentos e expansão da qualificação profissional aos profissionais do mercado de óleo e gás.
Outros pontos discutidos durante o encontro foram a implementação de projetos como um hub de inovação, já que Macaé é conhecida como a “Cidade da Energia”. O prefeito informou que, além da cadeia produtiva de óleo e gás, o município reúne um polo universitário com a presença de UFF, UFRJ e FeMASS, aeroporto ampliado para receber jatos e voos internacionais e, ainda, a segunda maior rede hoteleira do estado.
“A parceria com a Firjan e seu conhecimento técnico favorece nossas ações de políticas públicas que buscam o desenvolvimento de Macaé em diversos setores. A ideia dessa parceria é fortalecer o ambiente de negócios, promover qualificação, inovação e estudos macroeconômicos para o município”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.
O encontro também contou com a participação da Karine Fragoso, gerente geral de Óleo, Gás e Energia (Firjan); Alexandre dos Reis, diretor de Qualificação Profissional (Firjan); chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtali.