Macaé é destaque no ranking de competitividade do Sudeste e sobe 205 posições
O município de Macaé ganhou destaque em um estudo promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento avaliou 404 cidades com mais de 80 mil habitantes em todo o país e a região sudeste apareceu na listagem com 181 municípios. Macaé deu um salto impressionante de 205 posições desde 2020, ocupando agora a 59ª colocação no cenário nacional.
A análise do CLP utilizou 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares e três áreas temáticas: instituições, sociedade e economia. Esses indicadores fornecem um panorama abrangente das políticas públicas e da eficiência na gestão municipal. O crescimento de Macaé no ranking demonstra como a cidade tem se fortalecido em aspectos cruciais para garantir maior justiça social e desenvolvimento econômico, promovendo uma melhor qualidade de vida para seus habitantes.
Desde o início do levantamento, o maior crescimento no ranking foi de Macaé, no Rio de Janeiro. A cidade saltou 205 posições entre 2020 e 2024. Na edição de 2024, ocupou a 59.ª posição. Outro destaque é São Sebastião, no litoral de São Paulo. O município avançou 122 posições e chegou ao décimo lugar.
As cidades de São Paulo (SP), Vitória (ES) e Barueri (SP) lideram em 2024 o ranking de competitividade dos municípios da região Sudeste do Brasil. Nacionalmente, o município de Florianópolis (SC), na região Sul, é o mais competitivo do País, segundo o estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e a Seall.
Outro destaque importante é que da edição do ano passado para a de 2024, a cidade que mais ganhou posições foi Rio das Ostras (RJ), que subiu da 375ª para a 217ª posição. E Varginha (MG) foi a que mais perdeu posições — caiu da 59ª para a 228ª colocação.