Estado do Rio

Laudo técnico aponta impacto gigante da fuligem emitida por veículos na poluição do ar em Volta Redonda

Muitos acreditam que a poluição na atmosfera está estritamente ligada à CSN, mas estudo prova o contrário

 

Volta Redonda é uma das cidades brasileiras que sofrem com a poluição do ar. E ao contrário do que muitos acreditam essa “poluição” não está estritamente ligada à presença da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) na cidade. Muito dessa contaminação do ar tem relação direta com a fuligem liberada pela circulação diária de mais de 200.000 automóveis, ônibus e caminhões.

Para comprovar os impactos gerados pela fuligem (ou pó preto), a Associação Movimento de Emprego e Renda (Associação Mover) encomendou um laudo técnico nos moldes científicos ao laboratório AMBIOTEC, especializado em tecnologia ambiental. A partir daí foi realizada uma coleta em vários bairros ao redor da CSN, que apontaram resultados conclusivos e esclarecedores.

Com base no laudo técnico, ficou comprovada a presença de metais no ar como: Ferro, Zinco, Manganês, Cobre e Chumbo, dentre outros. Os resultados demonstraram que a fuligem não é apenas resultado das atividades industriais, mas também, em grande parte, causada pelo tráfego intenso de veículos na cidade.

De posse do laudo técnico, a Mover entende que o tráfego de veículos contribui de forma substancial para a presença de agentes poluidores do ar. A empresa entende que, em um cenário onde as atividades da CSN são frequentemente apontadas como a principal fonte de poluição, é fundamental esclarecer a complexidade do problema e destacar a importância de abordar todas as fontes de emissão.

O “pó preto” é uma manifestação visível de um problema multifacetado que inclui tanto emissões industriais quanto o desgaste de pneus, freios e outros componentes automotivos. Em resposta a esses desafios, a Associação Mover desenvolveu o projeto VOLTAR. Trata-se de uma iniciativa abrangente e que visa mitigar as questões ambientais em Volta Redonda de forma integrada e sustentável.

“Acreditamos que esta colaboração será uma oportunidade para a CSN reafirmar mais ainda, o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida, objetivos buscados pela Associação Mover”, disse a associação por meio de nota.

Alex Diekn – Presidente da Mover

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *