Indústria de veículos tem maior venda no último mês de 2020, diz Fenabrave
Os licenciamentos de carros, comerciais, leves, caminhões e ônibus novos no Brasil em dezembro subiram 8,4% na comparação com novembro, para 244 mil unidades, maior volume mensal do ano de 2020, segundo dados divulgados nesta terça-feira (5), pela Associação de Concessionários Fenabrave.
Antes de dezembro, o maior volume mensal de emplacamentos do ano passado havia ocorrido em novembro, com 225 mil unidades. Houve uma recuperação nos níveis de produção e exportação, se comparar ao mesmo período de 2019.
No acumulado do ano, a produção chegou à marca de 1.804.759 unidades. Em novembro, também saíram das esteiras de montadoras 11,5 mil caminhões, 1,7 mil ônibus e 5 mil máquinas agrícolas e rodoviárias.
Em entrevista coletiva, representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) também destacaram números relativos à exportação.
Em novembro, 44.007 unidades foram enviadas ao exterior, o que se traduziu no melhor resultado desde agosto de 2018. A alta no índice, explicaram, se deu em virtude do represamento que vem ocorrendo nos últimos meses por causa da pandemia de covid-19. Ao longo de todo ano, 285.925 unidades foram exportadas.
O presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, disse que a produção de dezembro é algo que não se prevê facilmente e destacou alguns desafios que o setor enfrenta.
Segundo ele, a falta de matéria-prima é o mais preocupante, porque pode significar a paralisação das montadoras. “O risco de paralisação é muito alto. Esse é um desafio muito difícil de se administrar, mas vamos enfrentar com otimismo, pois a produção tende a aumentar”, afirmou.