Índice de confiança do empresário industrial fluminense sobe em novembro
A confiança do empresário industrial fluminense registrou alta no mês de novembro, chegando a 57,3 pontos. Esse é o quarto resultado positivo consecutivo da série, após forte queda no indicador a partir de abril, por conta das medidas de combate à pandemia.
Em março, antes das medidas de isolamento, o índice era de 59,4 pontos. O aumento na confiança do empresário é resultado do otimismo tanto pelas condições atuais, quanto pelas expectativas para os próximos meses, que ultrapassam suas médias históricas.
No indicador de Condições Atuais, que marca 51,8 pontos, a confiança dos empresários em novembro apresentou crescimento pelo segundo mês consecutivo, após seis meses de queda.
Na avaliação dos industriais, entre os três itens avaliados, que são: economia brasileira; estado e empresa, apenas condições do estado permanece abaixo da linha dos 50 pontos. Já as condições da economia brasileira apresentaram seu primeiro mês positivo após sete meses no patamar pessimista.
No indicador de Expectativas para os próximos seis meses, com 60,1 pontos, os empresários seguem confiantes, apresentando o quinto resultado seguido acima da linha dos 50 pontos. Dentre os três itens analisados, todos registraram expectativas positivas. Ainda que de forma mais tímida, a expectativa quanto ao estado apresentou crescimento pelo primeiro mês, após sete meses em queda.
A confiança do empresário fluminense se mostra cada vez mais elevada e disseminada, retornando ao campo otimista nos indicadores que, ainda, seguiam pessimistas mesmo com os primeiros sinais de recuperação.
Nesse sentido, o industrial fluminense segue com melhoras nas perspectivas com relação aos próximos meses e as condições atuais começam a dar sinais positivos.
Além disso, ambos indicadores já se encontram próximo ao nível registrado pré-isolamento, em março, refletindo a retomada da economia e do retorno das atividades sociais e econômicas, ainda que de forma gradual.