I Workshop de Ciências Ambientais “Extremos Climáticos: diálogos interdisciplinares entre as Ciências Ambientais e Jurídicas”.
O evento marcou o início das aulas do segundo semestre do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais, realizado dia 30 de agosto, no Centro de Convenções General Sombra, em Vassouras-RJ. O Workshop contou com espaço de debates estruturado em mesas redondas, promovendo o diálogo entre profissionais das Ciências Ambientais e Jurídicas.
Participaram renomados especialistas, acadêmicos e profissionais da área, com o objetivo de promover uma compreensão mais profunda e integrada das questões ambientais e jurídicas, incentivando a formação de futuros profissionais preparados para lidar com questões de sustentabilidade e justiça ambiental. Estiveram presentes aproximadamente 100 participantes, incluindo alunos de mestrado e graduação da Univassouras.
O workshop foi organizado pela Mestrado em Ciências Ambientais (MPCA) e teve como um dos objetivos, fomentar a cooperação interdisciplinar para enfrentar os desafios ambientais, especialmente os extremos climáticos, que afetam tanto o ambiente natural quanto o urbano.
Na abertura do evento docentes da Univassouras deram as boas-vindas com espaço para fala. Entre eles: o Assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Fusve, MSc. Hamilton Moss (representando o presidente da Fusve e Reitor da Univassouras); a Pró-Reitora de Pós-graduação e Capacitação Profissional e coordenadora do MPCA, Dra. Cristiane Siqueira Pereira; o vice-coordenador do MPCA prof. Paulo Wilton Camara; a docente do MPCA, Dra. Cristiane Borborema Chaché; diretor da Famipe, prof. Jesimar Alves e profa. Lorena Braga, do curso de Direito da Famipe
Entre os temas abordados nas mesas redonda, tivemos: Caminhos para a Sustentabilidade em Tempos de Extremos Climáticos; Desastres Ambientais e a Atuação da Defesa Civil no Centro-Sul Fluminense; Ecoambientalismo e Impactos Climáticos para Povos Originários e Comunidades Tradicionais e Direito Ambiental: caminhos para a sustentabilidade climática. A palestra de encerramento teve a temática: Direito Ambiental e Climático.
Dentre vários especialistas da área Jurídica das mesas de debate, destacamos a presença do Dr. Leandro Mitidieri Figueiredo (Procurador da República e Coordenador do Grupo de Trabalho de Unidades de Conservação do Ministério Público Federal), Dr. Vilmar Gonçalves (Vice-presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RJ), Ten. Cel. Augusto Carlos Cunha Fonseca (Coordenador da Regional da Defesa Civil da região Sul II do Estado do Rio de Janeiro), Dr. José Roberto Tambasco (Defensor Público da União), Dr. Felipe Brasil (subsecretário de Agricultura do Estado), Leandro Frota (Ex-Diretor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio), Dr. Sidney Guerra (Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Avançadas em Direito Internacional e Ambiental da UFRJ), Felipe Masid (Gestor Público especialista em Gestão e Estratégia em Agronegócios), prof. Caio Guerra, do Curso de Direito da Famipe e André Dantas (Secretário de Meio Ambiente de Paty de Alferes).