Macaé

Hospital da Unimed participa da Semana de Sensibilização da Prematuridade

Gostou? Compartilhe essa matéria!

No dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade. Por isso, a Semana de Sensibilização da Prematuridade busca alertar sobre os cuidados com os partos prematuros e de como preveni-los, além de informar sobre as consequências do nascimento antecipado dos bebês. Para Dra. Jalneia Ferreira Assis, médica pediatra da Neonatal do Hospital da Unimed Costa do Sol (HUCS), essa sensibilização é muito importante, tendo em vista que a prematuridade hoje é uma incidência muito grande no mundo inteiro.

“A gente sabe que a população dos prematuros gira em torno de 10% dos nascimentos”. Para a pediatra, a saúde pública e a assistência a esses bebês precisam de cuidados especiais, porém não é uma assistência adequada. “Então a sensibilização de todos para que a gente melhore a qualidade do pré-natal, a qualidade da assistência para os bebês que nascem precisando de mais ajuda e o seguimento desses bebês ainda é uma necessidade muito grande”, explicou.

São muitas as histórias de prematuridade que aconteceram no HUCS. Sabrina de Lima Forbes, mãe de prematuro de 27 semanas, viu sua bolsa romper durante uma gestação completamente saudável. “Nunca pensei que meu bebê nasceria antes do tempo”, disse. Mas, mesmo depois da internação e do nascimento prematuro, essa mãe sabia que teria muitos desafios pela frente. “Enfrentar a UTI, despedaça seu coração. Você chega lá e encontra seu bebê com todos aqueles equipamentos e agulhas e tudo que você queria era pegar seu bebê e levar para casa”, lembra.

Para Drª. Maria Pompeya Figueiredo, médica pediatra da Neonatal do HUCS, o trabalho da equipe do hospital é sempre de buscar dar qualidade de vida para esses recém-nascidos. “Sempre trabalhamos visando o futuro desse ser humano. A gente sempre fala, não adianta salvar as vidas se não se cuida depois. Eles precisam desse sentimento, desse acompanhamento. A nossa função é tentar que esses bebês tenham o menor grau de deficiência possível. E o nosso trabalho é focado em evitar as deficiências”.

A 4ª Semana de Sensibilização da Prematuridade do Hospital da Unimed Costa do Sol (HUCS) ocorre no dia 29 de novembro de 2024 e conta com workshop e mesa redonda para disponibilizar atualizações sobre acesso a cuidados maternos e neonatais de qualidade. A programação traz temas como novas tecnologias para o atendimento ao recém-nascido prematuro, desafios para a ventilação de alta frequência (VAF) e manejo na admissão do recém-nascido prematuro.

A Unimed Costa do Sol reforça a importância dos cuidados com a prematuridade, com a qualidade dos atendimentos aos neonatais, prevenindo lesões e garantindo um futuro com menos sequelas a partir do trabalho com equipe humanizada e especializada, dando suporte necessário para que cada bebê se desenvolva com saúde. A cor roxa, utilizada na campanha, simboliza sensibilidade e individualidade. Significa, também, transmutação, ou seja, mudança, a arte de transformar algo em outra coisa.


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *