Grandes e pequenas empresas do Rio se unem em evento de Encadeamento Produtivo
Mais de um ano após o início da pandemia e a transformação das empresas continua sendo um desafio para adaptação dos negócios. No Estado do Rio de Janeiro, 59% das empresas ainda estão implementando mudanças para continuar funcionando durante a crise.
Com a missão de colaborar para o crescimento dessas empresas, o Sebrae Rio e a Fecomércio/Senac estão juntos para a realização do ‘Encadear Summit 2021’, entre os dias 21 e 24 de setembro, sempre no período da tarde.
O evento também conta com o apoio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro.
Com o tema principal: Grandes e Pequenas Empresas atuando em conjunto com o Desenvolvimento e Alavancagem das Cadeias Produtivas Fluminense, as instituições pretendem apresentar novas tendências, vantagens e oportunidades de negócios no estado.
O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site: (clique aqui).
Na 2ª Edição do Encadear Summit 2021 serão apresentadas experiências e ações de empresas âncoras e também de pequenos negócios participantes dos projetos de Encadeamento Produtivo, bem como debates e apresentações de especialistas.
Uma pesquisa do Sebrae Rio revela as principais dores dos pequenos negócios: 30% ainda não equilibrou as finanças; 24% têm dificuldade de manter o volume de vendas; 21% não consegue planejar as dificuldades do negócio em meio à crise; 11% está com dificuldade de manter o quadro de funcionários e 7% ainda não se adaptou ao atendimento digital.
“A estratégia deste encontro inovador valoriza a relação entre micro, pequenas e grandes empresas, que contribuem para a manutenção e desenvolvimento da economia, por meio da convergência das cadeias produtivas dos setores de plástico, energia, automotivo, logístico e saúde, além de serviços convergentes”, revelou o gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio, Renato Regazzi.
Já o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antônio Florêncio de Queiroz Junior, destaca que a parceria entre o Sistema Fecomércio RJ, através do Senac RJ, como Sebrae Rio, nesta 2ª Edição do Encadear Summit, é uma grande oportunidade de aprendizado para os empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo.
“Eles terão acesso a uma vasta programação de encontros online, de forma gratuita, para apresentar novas tendências, vantagens e oportunidades de negócios do estado do Rio de Janeiro. Também gostaria de destacar o apoio da Secretaria de Desenvolvimento, Energia e Relações Internacionais, nesta iniciativa tão importante. Apoiar os empresários e incentivar a retomada econômica, são ações fundamentais para gerar qualidade de vida e bem estar à sociedade”, disse.
O governo do Estado do Rio de Janeiro estará presente na abertura do evento, por meio do secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah.
“O governador Cláudio Castro tem, como prioridade absoluta, a melhoria do ambiente de negócios em todo o Estado, através da implementação de ações que estimulem e valorizem o empreendedor fluminense. Dentro dessa perspectiva, reformulamos, nos últimos meses, o programa Compra RJ, com o objetivo de usar o poder de compra público e privado para adensar as cadeias produtivas do estado”, destacou o secretário.
A programação conta com a realização de sete painéis e cinco palestras e apresentações. O primeiro dia tem a apresentação de três painéis: 14h às 15h30 – Importância dos fornecedores e gestão de suprimentos para as compras privadas e públicas; das 15h30 às 17h – A importância dos fornecedores, gestão e inovação na cadeia de suprimentos do Setor de Energia; e 17h às 18h – Programa Compra RJ: uso do poder de compra público e privado para o adensamento das cadeias produtivas fluminenses.
O segundo dia tem como temática ‘A importância da Inovação para o Aumento da Competitividade das Empresas’ e apresenta os painéis: 14h às 15h30 – Inovação na gestão dos negócios com foco na inserção na cadeia produtiva das grandes empresas; das 15h30 às 17h – Inovação no Setor Automotivo para o aumento da competitividade e produtividade e das 17h às 18h – A importância da proteção de dados pessoais nas relações empresariais no pós-pandemia.
‘Desafios e Tendências para o Desenvolvimento das cadeias produtivas do Estado do RJ’ é a temática apresentada no terceiro dia. Os painéis são: 14h às 15h30 – Desafios e tendências do Setor Logístico para a inserção das MPEs; 15h30 às 17h – Desafios e tendências do Setor Plástico para promover o Encadeamento Produtivo; e 17h às 18h – Metodologia Ágil para melhoria da gestão das MPEs.
No quarto e último dia, o assunto será ‘Tendências no novo cenário mundial da Saúde’. Os painéis são: 14h às 15h30 – Tendências da cadeia produtiva do Setor de Saúde no novo cenário mundial; 15h30 às 17h – Transformação Digital para as MPEs; e 17h às 18h – Marketing Esportivo.