Economia

Governo do Rio está incentivando a produção de abacaxi no estado

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está incentivando a produção de abacaxi no estado. A ação tem como objetivo aproveitar a estação do ano onde as frutas tropicais são mais consumidas devidas as altas temperaturas. E nesse contexto o abacaxi recebe grande destaque, seja pelo seu potencial comercial ou pelo valor nutritivo.

O ciclo da cultura do abacaxi leva de 12 a 24 meses e é produzido o ano inteiro, porém atinge o pico de produção entre os meses de agosto a dezembro. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento oferece a linha de crédito Frutificar para que o produtor rural possa impulsionar sua produção.

– Com o Programa Frutificar e o apoio da Emater-Rio, os trabalhadores rurais têm acesso ao Agrofundo, um programa de fomento que serve de incentivo aos produtores que podem contar com a facilidade na obtenção de crédito a juros baixos para investimento e aumento da produção – destacou Dr Flávio Ferreira, secretário de Agricultura.

Segundo a Emater-Rio, o Rio de Janeiro tem aproximadamente 960 produtores da fruta. Somente no ano passado, foram produzidos cerca de 255 mil toneladas de abacaxi. Os principais produtores da fruta ficam na região Norte do estado. O município que mais se destaca na produção é São Francisco de Itabapoana, seguido de São João da Barra e Campos dos Goytacazes. Essas regiões possuem topografia plana, o que facilita o plantio.

A variedade mais cultivada da fruta é do tipo pérola, muito apreciada para consumo in natura e correspondem 95% das frutas que saem dos pomares. A variedade Smooth Cayene é responsável pelos outros 5%.

O produtor Luciano Monteiro de Almeida, do município de São João da Barra, produz a variedade do abacaxi pérola há 16 anos. Com 70 mil pés da fruta, utilizou o Frutificar para impulsionar sua produção.

– Nesta época do verão a procura pela fruta aumenta significativamente. Graças ao Frutificar, foi possível investir na área de plantio com irrigação e na compra de insumos para dar mais qualidade ao produto e assim aumentar minhas vendas – explica Luciano.

O abacaxi pode ser consumido in natura, além de ser utilizado na fabricação de sucos, doces, geleias, vinhos, licores, vinagres, xaropes, sorvetes. A fruta é versátil e muito popular, está entre as dez favoritas no consumo mundial.

O coco, abacaxi, uva, citros e goiaba, também fazem parte do Programa Frutificar. Até o momento, o Programa Frutificar ultrapassou o valor de R$ 1.140.000,00 reais em empréstimos. O produtor rural tem à disposição o valor máximo R$100.000,00, com juros de 2% e prazo para pagamento de até 6 anos, sendo 2 anos de carência.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *