Editorial

Firjan lança guia prático setorial da Lei Geral de Proteção de Dados

Gostou? Compartilhe essa matéria!

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) criou o Guia da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), elaborado para auxiliar o empresariado fluminense a se adequar à lei.

O guia, lançado no último dia 7 de maio, durante a live ‘Os desafios da LGPD para os setores produtivos’, é um legado do Grupo de Trabalho Empresarial LGPD da Firjan, coordenado por Rodrigo Santiago, diretor de Relações Governamentais e Institucionais da Michelin.

O guia prático, com 30 páginas e focado em 12 segmentos, utilizou a experiência setorial de grandes empresas, apresentadas em 13 lives da federação.

A publicação traz uma abordagem setorial, com exemplos práticos do dia a dia, diferente de tudo o que existe no mercado, ressaltou a diretora de Compliance e jurídico da Firjan, Gisela Gadelha. “A partir dessa abordagem prática e setorial, o guia pretende dar o suporte jurídico necessário na implantação da LGPD”, destacou.

Após ressaltar que a lei é importante e demanda priorização e fluidez, Santiago chamou a atenção para a importância da comunicação interna sobre os riscos e oportunidades do tema. Ele sugere “a criação da figura do embaixador nos departamentos das empresas para que as equipes possam fazer perguntas e disseminar essa cultura na organização, desmistificando o tema”.

Lembrando que a legislação está estruturada em dois grandes pilares: as normas que devem ser observadas e a segurança da informação. A adequação à LGPD se dá não só pela obrigação legal de todas as empresas.

A LGPD é um diferencial competitivo, reforçou a gerente de Integridade Corporativa da Firjan, Luana Pagani. “Hoje não se fecha negócio sem ter uma cláusula explorando a lei, a confidencialidade dos dados, a privacidade”, complementou.

Pagani destacou que o guia foi elaborado, principalmente, para a realidade das micro e pequenas empresas que não têm condição hoje de arcar com uma consultoria especializada.

 

 


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *