Firjan dá nota máxima a Macaé no índice de aplicação de recursos arrecadados e investidos em 2022
Além da geração de empregos, Macaé também vem se destacando na economia. De acordo com dados divulgados pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), o município alcançou nível de excelência na aplicação dos recursos arrecadados e investidos em 2022.
Quando o assunto é o Estado do Rio de Janeiro, Macaé se mantém entre os três melhores desempenhos na administração pública. Os destaques ficam por conta da autonomia orçamentária, no custeio da folha de pagamento e também na execução de despesas gerais previstas para o ano.
A análise do IFGF indica que Macaé garante o melhor planejamento fiscal, através do desempenho de arrecadação das chamadas “fontes próprias”, o que reduz a dependência financeira do município de recursos oriundos de repasses e verbas destinadas pelos governos estadual e federal. Com isso, o município consegue manter o custeio da prefeitura, além do repasse destinado à Câmara de Vereadores.
Macaé também obteve nota máxima no índice da Firjan em assegurar a liquidação da execução das despesas previstas para o ano fiscal, sem comprometer a continuidade da previsão fiscal e orçamentária para o ano seguinte.
O IFGF apontou também que Macaé foi a única cidade da região Norte Fluminense a obter o nível de excelência na gestão fiscal.
“Mais um indicador que confirma que estamos no caminho certo. E desta forma conseguimos promover avanços importantes na recuperação da infraestrutura da cidade, na excelência no trabalho dos nossos servidores, elevando a qualidade de vida da nossa população”, destacou o prefeito Welberth Rezende.
Foto: Rui Porto Filho