Festival Vale do Café está de volta em 2023
Com patrocínio de Furnas e MRS e parceria da Setur, o mais famoso festival de música da região Vale do Café irá acontecer em julho deste ano
Foram 17 edições ininterruptas até o ano de 2020, quando a pandemia alterou a dinâmica de eventos culturais em todo o Brasil. O mesmo aconteceu com o Festival Vale do Café, que se consolidou como o mais importante evento cultural da região, abrindo, pela primeira vez, as porteiras de diversas fazendas históricas para o acesso à música e à cultura.
No dia 29 de março, a CEO da Backstage Produções, Roberta Kelab, responsável pela produção do evento, reuniu-se com o secretário de turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca e com o assessor Wanderson Farias, para viabilizar a realização do evento este ano, que desta vez em parceria com a Setur.
Eles celebram a parceria para realização deste evento, que já levou mais de 1 milhão de visitantes à região, envolveu mais de 10 mil artistas e beneficiou mais de 4.500 alunos, com cursos gratuitos de música. Segundo estudo da FGV – Fundação Getulio Vargas – o Festival Vale do Café responsável por gerar cerca de 600 postos de trabalho e impacto econômico superior a 23 milhões: a cada 1 real investido no projeto, 5 reais são gerados para a região.
“Ter a parceria da Setur é fundamental neste momento de retomada dos eventos culturais no Estado do Rio de Janeiro e é muito positivo que o Secretário de Turismo tenha este olhar para o evento que foi o pioneiro na região Vale do Café, que foi a primeira vitrine do Vale do Café no Brasil”, comenta Roberta.
O evento acontecerá em julho, reunindo talentos da música brasileira instrumental e os belos cenários das fazendas históricas. Algumas destas fazendas, que normalmente não abrem ao público, oferecem neste evento a rara oportunidade do público visitar seu interior e partilhar da história e cultura da região Vale do Café.
Parabéns pela iniciativa.