Editorial

Fábrica em Resende inicia montagem do primeiro caminhão elétrico brasileiro

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) em sua fábrica-laboratório instalada no complexo produtivo, localizada em Resende, inicia a produção de seus primeiros caminhões elétricos e-Delivery.

A área, chamada Planta Piloto, é responsável pela definição e confirmação do processo produtivo e treinamento dos processos. Por meio desse mapeamento, está sendo realizada a adequação das linhas que abrigarão a produção em série do caminhão elétrico e-Delivery, inédito na fábrica de Resende e no Brasil.

O primeiro veículo que sairá da fábrica-laboratório destina-se ao treinamento da fábrica e dos operadores do Consórcio Modular e representa mais um passo da empresa para o desenvolvimento do e-Consórcio, sistema pioneiro por meio do qual a fabricante fará, em série, o primeiro caminhão elétrico brasileiro, desenvolvido pela sua engenharia, além de viabilizar a mobilidade elétrica no país.

Ele junta-se aos outros protótipos que realizam o maior teste de desenvolvimento e validação de engenharia do Brasil, com objetivo de viabilizar a homologação e início da produção do e-Delivery.

O e-Delivery é o novo segmento de caminhões elétricos agora produzidos no Brasil

Os ensaios são realizados também em laboratórios em todo o país e no campo de provas da VW Caminhões e Ônibus, onde engenheiros especializados da marca conduzem simulações que permitem agilizar os resultados das avaliações.

Com um projeto altamente eficiente e a expertise dos profissionais da VWCO, a pista pode representar, em um período de seis meses, o equivalente a dez anos de condições normais de rodagem. Segundo o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, os anos de dedicação levou ao amadurecimento do atual conceito de veículos elétricos.

“Tal como há 25 anos, quando amadurecemos nosso processo produtivo numa linha experimental em Resende, começamos a consolidar nosso know-how também na manufatura de veículos elétricos. E avançamos do desenvolvimento de um portifólio nesse segmento, focados na validação estrutural, de durabilidade e outros requisitos funcionais do caminhão elétrico e-Delivery”, afirmou.

A VWCO vai fornecer 1.350 caminhões ao Grupo Vamos, braço da Simpar, voltado para locações e vendas de veículos comerciais pesados. Segundo a fábrica de Resende, este é o maior acordo da indústria de pesados do país este ano e também um marco para as duas empresas. Recorde histórico, tanto de vendas pela montadora a um cliente, quanto pela locadora na aquisição de novas unidades em lote único.

O contrato abrange 20 modelos diferentes de veículos para suprir a demanda do Grupo Vamos, que inclui renovações de contratos e conquista de novos clientes nos últimos meses.

Desde o dia 29 de junho a VWCO opera em dois turnos de produção.  Como resultado dessa iniciativa, as primeiras unidades desta operação, começaram a ser entregues ao Grupo Vamos na primeira quinzena de agosto.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *