Estado do Rio

Empresas já podem solicitar incentivos fiscais no RJ de forma totalmente digital

Gostou? Compartilhe essa matéria!

O Governo do Estado do Rio de Janeiro passou a receber, de maneira 100% digital, os pedidos de incentivos fiscais feitos por empresas interessadas em investir no estado. A iniciativa tem como objetivo principal acelerar os prazos, reduzir a burocracia e garantir mais transparência ao processo.

A modernização é resultado de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, e a Secretaria de Transformação Digital.

A partir de agora, todo o trâmite para solicitação dos benefícios fiscais pode ser realizado por meio do Sistema Eletrônico de Informações do Estado do Rio de Janeiro (SEI-RJ), eliminando a necessidade de deslocamentos presenciais.

Segundo a Codin, o setor de Protocolo da Diretoria de Incentivos Fiscais já está operando plenamente por meio da plataforma digital, recebendo os requerimentos das empresas interessadas.

“Digitalizar o acesso aos incentivos fiscais representa mais um avanço na modernização da gestão pública e no fortalecimento do ambiente de negócios no Rio de Janeiro”, afirmou o governador Cláudio Castro, destacando que a medida aproxima o poder público do setor produtivo e estimula a geração de empregos e renda.

Segundo a secretária Fernanda Curdi, somente nos quatro primeiros meses deste ano a concessão de incentivos fiscais deve gerar cerca de mil novos postos de trabalho. “Apostamos nessa política como estratégia para acelerar o desenvolvimento econômico do estado, oferecendo segurança jurídica, um ambiente competitivo e eficiência na gestão”, disse.

O presidente da Codin, Fábio Picanço, reforçou que a digitalização amplia a acessibilidade para empreendedores de todas as regiões e também para investidores de fora do estado. “Essa transformação aproxima ainda mais o empresário dos serviços da Codin e consolida o Rio de Janeiro como um polo atrativo para novos investimentos”, afirmou.

A Codin também participará da Rio Innovation Week, entre os dias 12 e 15 de agosto, no Píer Mauá, apresentando a nova ferramenta e as ações de incentivo ao desenvolvimento econômico.


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *