Empresário de Volta Redonda busca expandir sua experiência, na política do município
O empresário de Volta Redonda Luis Fernando Soares Cardoso, atua no setor do comércio do município há muitos anos e agora espera poder contribuir com toda sua experiência como candidato para o legislativo da cidade. Luis é candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) de Volta Redonda.
À frente da Unibrás, empresa especializada em cama, mesa e banho, fundada pelo seu pai, o senhor Antônio Cardoso há 53 anos, Luis expandiu os negócios. Hoje o grupo possui 12 lojas e mais uma que será inaugurada em novembro próximo.
A Unibrás está presente nas cidades de Volta Redonda, Resende, Barra do Piraí, Barra Mansa, Valença, Três Rios e Angra dos Reis, onde tudo começou.
“Nossas lojas oferecem um mix variado de produtos como artigos de cama, mesa, banho e decoração, com produtos diferenciados, sempre acompanhando as tendências da moda nacional e internacional. Primamos pela diversidade, versatilidade, qualidade, bom gosto e atendimento qualificado no ramo”, disse Luis Fernando.
Com o advento da pandemia e o isolamento social, todo o comércio teve que se reinventar para não perder as vendas e com o grupo Unibrás não foi diferente. Segundo Luis, as inovações tecnológicas vieram para ajudar a suprir essa necessidade de vender, mesmo que online.
“Estamos vendendo também pelo aplicativo do WhatsApp e entregamos no formato delivery. Estamos preparando nosso e-comerce, mas já notamos um crescimento muito forte no setor online e pretendemos continuar com esse sistema mesmo depois da pandemia”, observou.
Olhando pelo lado positivo, muitos setores tiveram um bom desempenho com as vendas delivery e o ramo de cama, mesa e banho foi um deles. Para Luis toda forma de vender é importante para o comércio e o formato online só veio agregar o que já é feito fisicamente.
“Em nossas lojas, implantamos durante a pandemia o sistema de vendas por delivery e tivemos o retorno de 20% de aumento nas vendas, com essa modalidade. Por isso vamos manter o serviço no pós pandemia também. Na minha opinião esse formato de vendas foi muito importante durante o período em que o comércio esteve fechado, por motivo da pandemia. Hoje, muitos consumidores ainda continuam optando por essa modalidade de venda por medo de ir até as lojas físicas e muitos empreendedores descobriram no online um novo nicho de mercado”, frisou.
Com a retomada do comércio as vendas deram um salto positivo, mesmo que ainda um pouco retraída elas vêm aumentando com o passar dos meses. Segundo Luis, entre julho e agosto houve uma aceleração nas vendas.
“Já nos meses de setembro e início de outubro, notamos que está se acomodando, se estabilizando. Estamos apostando em um bom crescimento durante as festas natalinas, pois é a data comemorativa mais importante para o nosso setor, principalmente para o ramo de atuação da Unibrás, que é cama, mesa e banho”, destacou.
Luis Fernando é presidente da Associação Comercial de Volta Redonda e devido a isso tem uma visão ampla de como funciona o comércio e seu desenvolvimento.
“Enxergo que haverá um crescimento lento após essa retomada. Mas vamos trabalhar forte para que retornemos aos patamares que estávamos antes dessa pandemia”, pontuou.
Para toda situação há uma saída e segundo Luis é preciso saber optar por uma melhor estratégia, que beneficia não só os comerciantes mas também os trabalhadores.
“Durante o período que o comércio esteve fechado, nós tivemos de fazer a suspensão de alguns contratos de trabalho. Tivemos redução de horas para os funcionários que continuaram durante a flexibilização. Prorrogamos títulos de pagamentos de fornecedores e adotamos medidas de contenção de despesas. Acredito que foi a melhor estratégia naquele momento crítico, porque já estamos retomando as recontratações de funcionários e vamos abrir uma nova loja no Centro da cidade de Barra Mansa”, disse.
Para os investimentos no setor, as expectativas são as melhores em uma visão otimista do empresário. “A curto prazo as expectativas são baixas devido à falta de mercadorias. A maioria dos fornecedores reduziram a produção em até 50% durante a pandemia, agora que estão retomando e por esse motivo, acredito que faltará mercadorias no mercado até o final do ano. Mas nós acreditamos, continuamos investindo e trabalhando para mudar esse cenário. Tanto que vamos inaugurar a loja que mencionei no próximo mês”, destacou.
Essa é a primeira vez que Luis Fernando se candidata a um cargo político no município, mas espera poder contribuir com sua atuação frente ao comércio e aos anseios dos empresários e também dos consumidores. E com sua visão de empresário, quer levar para a política uma melhor maneira de desenvolvimento do comércio e de todo o município.
“É justamente por esse motivo que estou me candidatando, como empresário, conheço bem a realidade do comércio de Volta Redonda, sei das necessidades e das dificuldades dos comerciantes e também dos anseios dos comerciários. Sempre trabalhei pelo social e pela valorização do comércio, que é o maior setor empregador da cidade, com 30 mil postos de empregos”, lembrou.
A atuação do empresário frente às associações que representam o comércio de Volta Redonda é uma realidade no desenvolvimento do setor. “Sou presidente da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (ACIAP), mas atualmente estou licenciado para concorrer nessas eleições”. Dentre outras atuações de Luis Fernando, estão: Primeiro secretário do Sindicato do Comércio de Volta Redonda (SICOMÉRCIO); Primeiro secretário da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR); Primeiro secretário do Rotary Clube Volta Redonda e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ).
“Junto com as entidades tivemos a oportunidade de implantar projetos que muito contribuíram com o desenvolvimento econômico e social da cidade como a Rua de Compras. Um projeto realizado nos centros comerciais da cidade, onde as lojas participantes oferecem produtos com até 70% de desconto. Ganha o comerciante que tem a possibilidade de queimar seu estoque e o consumidor, que tema oportunidade de comprar produtos de qualidade com ótimos preços”, destacou.
Inovações e projetos também são marcas registradas da atuação do empresário frente as associações. “Realizamos duas vezes ao ano o projeto Liquida-VR, que é a maior feira de queima de estoque da região, no formato ‘Outlet’. Além do Volta de Boteco e a October Fest Volta Redonda, que são projetos que visam valorizar e potencializar o setor de bares e restaurantes da cidade e também atrair o turismo gastronômico do município”, pontuou.
A visão de Luis Fernando vai além. “Um projeto que tivemos de interromper devido a pandemia, mas retomaremos assim que possível, é a realização da primeira feira de franquias da Região Sul Fluminense, que visa atrair novas empresas e formas de negócios para a cidade, além de possibilitar a abertura do primeiro negócio. Acredito que como vereador, poderei ser um elo entre o público e o privado, agindo como facilitador para buscar novos investimentos, parcerias e soluções para o setor, criando leis e fiscalizando o trabalho do Executivo”, frisou.
Diante dos projetos que pretende implantar na cidade, Luis Fernando destaca os de incentivo e de qualificação profissional.
“Vamos buscar meios e recursos para ampliação de todos os projetos que já implantamos por meio das entidades empresariais. Vamos buscar também recursos para a implantação de uma creche com horários flexíveis que siga o horário de funcionamento do comércio, para atender os comerciários. Buscar políticas para atrair empresas, incentivar o empreendedorismo, além da implantação de cursos técnicos e de qualificação profissional para preparar a mão de obra qualificada para as empresas e franquias que aqui vieram se instalar, possibilitando a recolocação profissional do trabalhador ao mercado e do primeiro emprego do jovem. Vamos também promover feiras de negócios e incentivar o turismo na cidade”, completou.