Empresária fazia unhas no RJ e hoje fatura US$ 2 milhões ajudando brasileiros a obterem licença de trabalho
A carioca Fernanda Linhares descobriu aos 9 anos que era apaixonada pelo setor de beleza, quando começou a fazer unhas no salão da sua mãe, que ficava no bairro de Jacarepaguá, zona oeste da cidade. Essa paixão transformou a pequena manicure em uma empresária de sucesso no Brasil e nos Estados Unidos e fatura mais de 2 milhões de dólares por ano. A sua empresa Wonderful Beauty ajuda brasileiros a conseguirem licenças de trabalho para atuarem no setor de beleza e bem-estar, em todos os Estados americanos. Atualmente a empresa já prestou consultoria de licenciamento para mais de 12 mil profissionais e já formou mais de cinco mil alunos.
Mas, antes de encontrar o sucesso, Fernanda atuou na área da pedagogia, profissão que aprendeu a amar e respeitar. Como pedagoga atuou de 1994 a 2004, porém, com os sinais de extremo cansaço ela decidiu fazer um curso de cosmetologia, em 2002. Em 2005 sofreu com um burnout e decidiu abandonar a pedagogia e abriu seu salão de beleza. “A volta para o setor de beleza ajudou-me a me recuperar mentalmente, pois lembrei como sou apaixonada pelo segmento”, explica. Fernanda então se especializou em alongamento de unhas, técnica que naquela época era pouco conhecida no Brasil, o que a transformou em uma referência no setor.
Com o passar dos anos se destacou e passou a ministrar cursos sobre a técnica em todo país. Então, foi em 2008 que ela percebeu que poderia criar sua própria linha de produtos para aplicação da unha em gel, ao invés de fazer a propaganda de outras marcas.
Foi quando começou a pesquisar fabricantes nos Estados Unidos que pudessem desenvolver a sua linha. Em 2009, decidiu ir até a terra do Tio Sam, especificamente para Nova York, com o objetivo de concretizar o negócio. Mas nem tudo saiu como planejado. As empresas não exportavam para o Brasil, foi quando decidiu ficar o tempo permitido do seu visto para encontrar uma saída.
No início da sua estada, conheceu seu marido. Em 3 meses se casou e planejava voltar para o Brasil com seu companheiro, quando descobriu que estava grávida, e tudo mudou de novo. Foi morar na cidade em que seu marido já residia, há dez anos, em New Jersey. Foi lá que descobriu que não poderia trabalhar como profissional de unhas, que precisava ter uma licença, que exigia um curso que custava mais de US$ 20 mil, em NY.
Sem se conformar, pois já possuía muita experiência, Fernanda decidiu buscar informações nos departamentos americanos e viu que a situação era mais simples, e que suas atividades no Brasil lhe dava direito a licença. E assim fez, conseguiu por vias próprias sua autorização para trabalhar nos salões americanos.
Ela chegou a trabalhar no badalado Salão das J. Sisters, em NY, por quatro anos, e atendeu personalidades como Naomi Campbell, Kate Winslet e Natalia Bulgary. Depois de alguns meses já estava conhecida na Cidade de Newark, em Nova Jersey e foi convidada pela idealizadora do Projeto Mantena Global Care, uma ONG comunitária da cidade a ministrar cursos de aperfeiçoamento aos profissionais da beleza já licenciados, trazendo as inovações e tendências do Brasil na área da beleza.
O sucesso dos workshops foi tão grande que a estrutura do Projeto Mantena já não era suficiente para comportar os alunos. Com essa situação fui encorajada a abrir a Wonderful Beauty, no estado de NJ para dar continuidade aos workshops, agora não mais em parceria com o Projeto Mantena, mas com sua própria empresa.
Com a Wonderful Beauty estabelecida, Fernanda passou a oferecer não só os cursos, mas também uma assessoria para que profissionais que estavam sem licença conseguissem o direito de atuar em suas profissões. “Tenho orgulho de ter contribuído com o desenvolvimento e regularidade de profissionais no Estado de New Jersey. Em 2018, a Wonderful já se tornava referência em licenciamento em todo país. E isso nos deu um gás para ampliar a assessoria para outros Estados”, diz Fernanda.
O sucesso da Wonderful começou a chamar a atenção de concorrentes que chegaram a denunciar aos órgãos federais americano que a empresa vendia licença de trabalho de forma ilegal. As denúncias levaram o FBI até o escritório, que após checagem, viu que todos os processos eram feitos dentro das leis americanas, sem nenhuma irregularidade. “Essa verificação do FBI acabou sendo muito boa para a credibilidade da empresa, porque puderam constatar como trabalhamos dentro da lei e que não burlamos nenhuma etapa”, exalta Fernanda.
A empresa se transforma em um Grupo
Em 2019, a empresária e sua família decidiram mudar de NJ para a Flórida, especificamente para a cidade de Orlando. Essa mudança de Estado incentivou Fernanda a transformar, em 2020, a empresa em um grupo: a Wonderful Beauty Group, que começou a atuar em três pilares: consultoria de licenciamento, cursos e mentorias.
Os cursos são oferecidos pela Wonderful Beauty Academy, que possui uma grade variada. São cursos de Barber Stylist, Cosmetology, Facial Specialist, Full Specialist, Massage Therapy e Nail Specialist. Hoje, são mais de 27 salas usadas para essas aulas, dentro de um complexo universitário.
Segundo Fernanda, outras novidades estão por vir. “Percebemos um mercado promissor aqui na Flórida e aplicamos para sermos uma escola técnica reconhecida pelo CIE (Comission Independent Education). “Com isso, o próximo passo é receber a aprovação da imigração para sermos uma escola provedora do I-20”, explica.
O I-20 é um documento emitido pelas instituições de ensino dos Estados Unidos para estudantes estrangeiros que desejam estudar no país. Ela completa que esse formulário é essencial para a obtenção do visto de estudante, conhecido como visto F-1 ou M1 (que dá direto a permissão de trabalho), e é um dos primeiros passos para quem deseja estudar nos EUA.
A Wonderful Beauty Group hoje emprega 18 pessoas e é reconhecida no Brasil e nos Estados Unidos e já recebeu prêmios de várias entidades como: a Portuguese Brazilian Award (2015,2016 e 2017). Notáveis USA (2016 e 2020) – premiação anual que homenageia profissionais brasileiros que se destacam em sua área. Prêmio Melhores do Ano por Voto Popular em 2023 e Prêmio Mídia América (Flórida) em 2021, 2022 e 2023. Entre muitos outros.
Fernanda também é Superintendente Internacional do Conselho Nacional dos Profissionais de Beleza do Brasil, e foi reconhecida, em 2023, com o Título de “Doutora Honoris Causa”, o mesmo título dado ao Presidente Lula e à cantora Marisa Monte. Esse título é atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.
Segundo Fernanda, todo o seu trabalho está pautado em ajudar brasileiros a realizar o sonho de poder atuar no mercado americano, seja por alguns meses do ano ou de forma permanente. “Temos muito prazer em ajudar os profissionais da beleza. Viver com medo e trabalhar de forma clandestina é uma situação muito estressante. Estamos aqui para assessorar de maneira regular e dentro das normas de cada estado americano”, finaliza Fernanda.