Duplicação da ponte Ivan Mudim e revitalização da orla do Bar do Coco podem acelerar desenvolvimento de Macaé
Macaé está recebendo diversas obras e ao menos duas delas podem acelerar o desenvolvimento do município. Trata-se da duplicação da ponte Ivan Mudim, um dos projetos mais aguardados da cidade e que saiu do papel e virou realidade. A obra é do Governo do Estado em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Obras, ligada a Secretaria de Infraestrutura. O outro grande projeto em andamento é a revitalização da orla do Bar do Coco, no Parque Aeroporto.
A nova ponte está sendo construída em paralelo à já existente. Segundo informações, ela terá aproximadamente 9 metros de largura e 260 metros de comprimento. O projeto consiste ainda em recuperação ambiental e revitalização do pavimento da antiga ponte. A expectativa é que a duplicação melhore o fluxo de veículos na cidade. A Ordem de Serviço para início da obra de duplicação foi entregue em 15 de junho de 2022 em visita do governador Cláudio Castro ao município.
Outra obra importante e também considerada fundamental é a da Orla do Bar do Coco. O projeto promete trazer novos ares para o Parque Aeroporto e região, já que até então na cidade a principal orla estava na região sul, no bairro cavaleiros.
A obra na orla do Bar do Coco consiste em salva-vidas, quiosques com banheiros e cozinha, pergolados (caramanchão), rampas e escadas em concreto, ciclovia, parquinho e ponto de ônibus. A área terá canteiros, caminhos e novo piso para a praça, com uso de piso tátil, visando oferecer acessibilidade.
O projeto manterá toda a área de restinga da praia. Uma ciclovia com bicicletários será construída em todo o perímetro do projeto, que inclui áreas de recreação infantil, de bem-estar e de quiosques com mesa e bancos de concreto e lixeiras, além de academia popular e espaço reservado para eventos abertos.
Fora isso, uma área de recreação infantil será criada. Ela terá grama sintética, conjunto ‘multiplay kids’, haste escaladora e balanços. Um muro de contenção será construído em toda a área que delimita o projeto na faixa de areia para proporcionar mais segurança.
Haverá guarda-corpo metálico tipo tubular em toda extensão da orla, assim como nos acessos, além de um posto salva-vidas de 40,32 metros quadrados. Um estacionamento cercado por balizas (frades metálicas) foi planejado para atender aos usuários. Ocorrerá ainda a revitalização do trecho junto à rodovia Amaral Peixoto, que ganhará uma área de passeio mais ampla e um novo ponto de ônibus.
As obras estão em fase final e a expectativa é que sejam entregues até o fim deste ano.