Editorial

Cursos Técnicos a Distância da Firjan SENAI serão lançados em agosto com 189 vagas para o Sul Fluminense

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lançam a partir de 24 de agosto, pelo sistema Firjan SENAI, uma série de cursos técnicos no formato híbrido de Educação a Distância (EaD).

Serão oferecidas mais de 1 mil vagas em 12 cursos técnicos em EaD nas 19 unidades do estado do Rio. Na Região Sul Fluminense os cursos disponíveis, para 189 vagas são: Automação Industrial; Eletrotécnica; Logística e Mecatrônica, oferecidos nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí e Resende. A capacitação contará com aulas online, material estruturado para estudo, exercícios e simuladores. As aulas práticas ocorrerão em 2021.

De acordo com o gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, Edson Melo, a prioridade é investir na qualidade da formação dos alunos para um mundo que se torna cada vez mais tecnológico.

“Com a pandemia, muitas restrições foram impostas a pessoas e instituições, destacando a suspensão das aulas presenciais. Nesse contexto e com o foco na formação do aluno, a Firjan SENAI mergulhou nos processos de aprendizagem do modelo EaD. A sociedade precisará de profissionais cada vez mais capacitados em relação às tendências da indústria do futuro e da transformação digital”, disse.

Com exceção dos títulos de Automação Industrial, Redes de Computadores e Logística, os demais cursos são inéditos na instituição no formato EaD, destacando-se os Mecatrônica, Manutenção e Suporte em Informática e Manutenção Automotiva. Os cursos de Automação Industrial e Mecânica, são os que têm o maior número de vagas: 200 e 219, respectivamente.

Ainda segundo Melo, a certificação de um curso em EaD é a mesma daqueles no formato presencial. “A formação contempla as mesmas competências profissionais, desenvolvidas de forma inovadora e em nada deve aos cursos presenciais. Além disso, a adoção de recursos digitais na educação, favorece um maior engajamento dos alunos, que contam com simuladores, games, realidade aumentada, animações, vídeos, livros digitais, entre outros. O objetivo é sempre facilitar o entendimento do assunto abordado, muitas vezes ampliando particularidades que no presencial não seria possível aprofundar”, conclui Melo.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *