Crescem as vendas de supermercados em 4,4% e prévia do PIB tem quarta alta consecutiva
As vendas de supermercados brasileiros cresceram 4,44% em agosto ante o mesmo período de 2019, em valores reais, deflacionados pelo Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA), de acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que representa o setor e divulgados nesta quinta-feira (15).
Em relação a julho, houve alta de 2,56%. No acumulado do ano até agosto, o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados mostrou uma elevação de 3,94% frente aos mesmos meses do ano passado.
“Nossos resultados têm se mantido próximos da projeção da Abras divulgada no início do ano, de 3,9% de crescimento para 2020”, afirmou o presidente da associação João Sanzovo Neto, em nota.
Ainda segundo Neto, as restrições mais brandas em muitas localidades do Brasil, devido ao controle da disseminação da covid-19, queda no número de casos da doença e de mortes, tem impulsionado a volta gradual do consumo e a melhora em diversas atividades econômicas.
Em contrapartida a atividade econômica brasileira registrou a quarta alta mensal consecutiva em agosto, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado também nesta quinta-feira (15) pelo Banco Central (BC).
A prévia do Produto Interno Bruto (PIB) ficou em 1,06% no mês comparado a julho. Apesar do resultado positivo em agosto, o IBC-Br ainda acumula queda de 5,44% em 2020, provocada em grande parte, pela crise gerada pela pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o IBC-Br as quedas registradas no período crítico da pandemia, reflete agora no desenvolvimento do setor, que segundo análises, vem se tornando fonte de crescimento na atividade econômica brasileira.