Editorial

Cresce a procura pelo sistema solar fotovoltaico em Volta Redonda e região

Por ser uma fonte de energia limpa, renovável e abundante, o sistema solar fotovoltaico tem tido um aumento em torno de 45% na procura por instalações em Volta redonda e toda a região Sul fluminense.

Em um país como o Brasil, onde a energia elétrica possui um preço elevado, instalar um sistema fotovoltaico é a solução para se economizar, mesmo que o retorno seja de médio ou a longo prazo.

O uso de energia solar pode gerar uma redução de até 95% na conta mensal de energia em residências. Já em empresas de médio e grande porte, onde se tem demanda contratada, é feito uma pré-análise de todo o sistema do empreendimento, afim de minimizar os custos desta demanda, com correções em todo sistema necessário.

A aquisição das placas, apesar de ser um investimento substancial, se justifica no custo-benefício. A redução da conta de energia é imediata e considerando essa economia, o valor de instalação do painel de energia solar, pode ser recuperado em um período médio de quatro a seis anos e em alguns casos, até menos que isso.

O preço de um sistema solar fotovoltaico varia de acordo com a complexidade do projeto, marca dos equipamentos escolhidos, onde a pós venda é muito importante. 

Dentre as empresas que oferecem a instalação de energia solar, a ESS Energy Clean, sediada em Volta Redonda há pouco mais de um ano, é capacitada e oferece produtos de qualidade e de referência no mercado.

Segundo o empresário e diretor da ESS Energy Clean, Marcelo de Souza Pamponet, a procura em Volta Redonda e região vem aumentando consideravelmente. “Temos uma média de 30 projetos mensais. Atualmente estamos com 4 deles em andamento direcionado a indústrias de grande porte em Volta Redonda”, destacou.

O empresário Marcelo Pamponet e o engenheiro elétrico , José Augusto Figueiredo, ao lado de um módulo com placa de energia fotovoltaico

Ainda segundo Marcelo, a região sul fluminense tem tido um alto nível de irradiação em todo o seu território e por isso é uma das razões em se investir em energia solar.

“Observando esse setor promissor na região e ao mesmo tempo uma carência em serviços de excelência, nós da empresa em parceria com a Intelbras, que é líder em produtos de alta qualidade e desempenho, oferecemos soluções completas de sistemas fotovoltaicos para residências, condomínios, escolas, empresas, comércios e propriedades rurais em todo o território nacional já com vários projetos homologados”, disse.

Para oferecer um trabalho que garanta qualidade e segurança, a ESS Energy Clean vem investindo em cursos de qualificação para seus funcionários. De acordo com Marcelo, a equipe da empresa é formada por engenheiros e técnicos, focados em desenvolver os projetos fotovoltaicos com a melhor performance de geração de energia possível.

“Os cursos são realizados por profissionais capacitados e sob a coordenação do engenheiro eletricista José Augusto Figueiredo, onde o foco é o aumento de mão de obra qualificada e com segurança. Nosso objetivo é oferecer um futuro mais econômico e sustentável para clientes, parceiros e famílias. Com o mercado carente de mão de obra especializada em sistemas fotovoltaicos, a ESS Intelbras, junto com a Jota Telecom Intelbras, realizam cursos de capacitação para o segmento, ministrando cursos de instaladores de sistemas fotovoltaicos, conforme a norma NBR 16.274 e normas internas da própria Intelbras”, mencionou.

Com todas as vantagens da instalação do sistema fotovoltaico e o crescimento na região, Marcelo é convicto em afirmar que produzir energia a partir do próprio sol, é muito benéfico.

“As vantagens são muitas. A utilização de placas solares causa muito menos impactos ambientais do que hidrelétricas e termelétricas. O custo de manutenção dos equipamentos é mínimo, somente limpeza dos painéis de 6 e 6 meses, conforme a região. Já a instalação das placas pode acontecer tanto na cidade como na zona rural, o que é uma boa opção principalmente devido a várias linhas de financiamento disponíveis. Com o investimento em tecnologia e a ampla distribuição mundial, foi possível tornar as placas mais potentes e o preço mais competitivo”, concluiu Marcelo.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *