Estado do Rio

Coordenação da Setur-RJ no Vale do Café faz balanço positivo do turismo na região

Gostou? Compartilhe essa matéria!

O Vale do Café é um dos principais polos turísticos do estado do Rio e está a cargo do Assessor Especial da Secretaria Estadual de Turismo (SeturRJ), Wanderson Farias, a quem Tutuca destacou, entre as prioridades, a retomada dos Festivais que sempre marcaram o interior, além de outras ações.

“O Vale do Café, é fundamental no desenvolvimento econômico para todas essas importantes cidades que compõem a região. E não há desenvolvimento econômico forte, sem desenvolvimento social e vice versa. Por isso, a Setur-RJ, vem apoiando o setor produtivo do turismo. Com ele a gente alcança a geração de empregos”, explicou Wanderson Farias.

Desde que assumiu a Secretaria Estadual de Turismo, a convite do governador Cláudio Castro, o deputado Gustavo Tutuca, vem investindo nos apoios ao setor no interior do estado. Além da capital, o turismo Fluminense, se caracteriza por 12 regiões espalhadas pelo estado.

“O modelo de administração do governador Cláudio Castro, sempre foi a de apoiar incondicionalmente o interior, e o turismo é fundamental para gerarmos renda, trabalho e consequentemente aquecer a economia. Por isso, não medimos esforços para estarmos sempre juntos com o setor nessas ações. E o Vale do Café, vem apresentando um ótimo crescimento.” Explicou o secretário Gustavo Tutuca.

Vale do Café: O Vale do Café vem se destacando entre as  regiões turísticas do estado, por meio da diversidade de ações e festivais que se intensificaram nos últimos anos.

 

Ações Turística no Vale do Café:

– Festival Vale do Café / A Setur-RJ apoiou e ajudou a resgatar a pujança do Festival. Pelo segundo ano consecutivo, o Vale do Café viveu novamente os tempos áureos dessa tradicional festa típica do inverno.

Em 2024, os destaques foram a ampliação de 01 para 02 finais de semana de Festival, e a entrada de novas Fazendas como a Santa Rosa em Valença.

A Fazenda Floresta em Vassouras também foi destaque. A propriedade pertenceu ao já falecido empresário e ex-presidente da Fusve, Marco Capute, e hoje é administrada pelos herdeiros Júlio e Yolanda Capute.

Houve também a participação mais efetiva dos diversos segmentos de produtores rurais e artesanais.

Entre eles, os APLs (Arranjos Produtivos Locais), em especial os que produzem Queijos, Cafés e Cachaças.

As apresentações musicais se estenderam além das fazendas, tomando conta de praças e igrejas nas principais cidades do Vale do Café.

“Decidimos que os Festivais deveriam ser resgatados, pois ficaram alguns anos sem muito apoio. Com a orientação do secretário Tutuca, traçamos novas ações que deveriam ser incrementadas e dei certo. No ano passado foi muito bom e esse ano, o sucesso acentuado” , explicou Wanderson Farias.

 

– Festival de cinema de Vassouras no Vale do Café.

O principal evento da Sétima Arte, ocorreu em 2022 e 2023 em Vassouras com apoio da Setur-RJ, valorizando um público turístico específico e especial.

 

– Festival de Gastronomia delicias do Vale que aconteu em junho em Pirai e também  nos restaurantes, hotéis e bares nas cidades do Vale do café com o apoio da Setur-RJ pelo segundo ano consecutivo.

“Ficamos muito felizes com os resultados do ‘Delícias do Vale’, que trouxe uma nova opção para os turistas. Também foi um sucesso”, disse Wanderson Farias.

 

– Biketour em Vassouras:

O apoio da Setur-RJ, a um dos maiores eventos do Ciclismo Fluminense, também movimentou Vassouras, com a participação de esportistas de várias cidades.

 

– Festival Rock na Estrada:

A Secretaria Estadual de Turismo   apoiou também, o ‘Festival Rock na Estrada’  com o show dos Titãs que aconteceu no centro de Convenções da Universidade de Vassouras.

 

– Projeto ‘Inverno tô no Rio’:

Essa ação da Setur-RJ, vem se caracterizando pelas opções musicais, gastronômicas e cervejas artesanatos, nas cidades do Rio de Janeiro e, em especial, no Vale do Café.

Em Conservatória (Valença) e em Rio das Flores, o Inverno tô no Rio, foi realizado junto com Festival de inverno.

 

Em Pirai, Pinheiral, Barra Mansa, Mendes, Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Vassouras e Ipiabas ( Barra do Piraí), a ação foi realizada junto com o Festival da Cachaça e do Queijo Artesanal.

“Essa junção dos eventos, vem proporcionando a presença de mais turistas durante a festa, o que proporciona maior movimentação da economia local” comentou o Assessor Especial da SeturRJ.

 

– Festa do Queijo Artesanal de Valença.

A SeturRJ, vem apoiando também o segmento dos Queijos  Artesanais de Valeça. O Festival e a Rota do Queijo trouxeram charme e um novo roteiro para o segmento.

“Quero agradecer publicamente ao secretário Tutuca e ao Assessor Wanderson Farias, esse olhar especial que a SeturRJ vem tendo pelo nosso setor das queijarias. Esse apoio trouxe um nova perspectiva para nós”, agradeceu o empresário Rodrigo Du Vale.

 

– Sinalização:

Houve também reuniões e parcerias para dar mais visibilidade ao Vale do Café.

Com pedidos da Setur-RJ, houve melhorias na Sinalização Turística das principais fazendas históricas, por meio de Placas Indicativas.

Quem circula pelas rodovias Presidente Dutra e Lúcio Meira, em direção ao Vale do Café, agora tem placas com indicativos e mais informações.

“Todo esse trabalho que estamos desenvolvendo no Vale do Café, sob a orientação do nosso secretário Gustavo Tutuca, a quem agradeço pela confiança, vem trazendo ótimos resultados. São números que a gente acompanha, por meio do retorno do Trade, do setor hoteleiro, dos donos de restaurantes, dos artesãos, dos produtores artesanais e principalmente, com a geração de renda, da ampliação de vagas de emprego e com o aquecimento da economia. Vamos em frente, com o apoio da Setur-RJ, para que o Vale do Café continue se destacado no turismo Fluminense.” finalizou Wanderson Farias que coordena as ações do turismo no Vale do Café.


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Um comentário sobre “Coordenação da Setur-RJ no Vale do Café faz balanço positivo do turismo na região

  • Regina Helena dos Santos Moraes

    Parabéns a todos os envolvidos no crescimento das Regiões que abrange o Vale do Café.
    Gratidão pelo apoio Gustavo Tutuca . Contamos com você e outros como Wanderson Farias e toda equipe . Juntos somos mais !!
    Sr Nestor Gratidão!
    Valeu cidades do Vale !!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *