Conservatória sedia 2ª Reunião Técnica do APL do Café do Vale do Café
O município de Valença realizou na tarde desta sexta-feira (20), a 2ª Reunião Técnica do Arranjo Produtivo Local (APL) do Café do Vale do Café.
O local escolhido para o encontro foi a Fazenda Florença, localizada no distrito de Conservatória. “Além de sua importância histórica, a Florença é um exemplo pelo café premiado e produzido pelo fazendeiro Paulo Roberto”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, que foi a cidade que sediou a 1ª reunião do APL.
Organizado pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, o APL do Café tem o objetivo de definir critérios de ação para o fortalecimento do setor e conta com apoio de órgãos e instituições como Sebrae, ABIH-RJ, Emarter-Rio, Pesagro-Rio, Sicomércio, CitVale, Associação dos Embaixadores do Turismo do Rio, Preservale, Ascarj e Universidade de Vassouras.
O Sr. Paulo Roberto, que é proprietário da Fazenda Florença, apresentou dois painéis falando sobre o plantio e cafés especiais. O terceiro painel foi realizado em parceria do Sebrae, representado pela Srª. Leda Barreto e da Emater, representada pelo Sr. Ricardo.
Além de produtores da região, participaram da 2ª Reunião Técnica do APL, o vice-prefeito de Valença, Hélio Suzano; o secretário de Turismo de Rio das Flores, Aderly; o presidente do Sicomércio, Marcos Torres; a barista do Vassouras Café Escola, Rose Margareth e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Sérgio Sodré.
Para finalizar o evento, os participantes foram guiados pelo produtor Paulo Roberto em visita ao cafezal da Florença.
“O APL do Café já é um sucesso, com cada vez mais adeptos. A terceira reunião já está encaminhada e em breve será divulgada”, revelou Wanderson.
Momentos dos participantes da 2ª Reunião Técnica do APL do Café do Vale do Café, em Conservatória: