Comércio registra alta de 5,3% nas vendas em agosto
A venda do comércio registrou a segunda maior alta do ano em agosto e a quarta consecutiva, de acordo com o indicador da Serasa Experian. No período, a expansão foi de 5,3% no comparativo com o mês de julho, quando o crescimento foi de 4,3%, já considerando os ajustes sazonais. O resultado positivo ficou atrás apenas de junho que apresentou expansão de 14,9%.
Os segmentos que mais cresceram de um mês para o outro foram os de móveis, eletrodomésticos e informática, subindo de 4,5% em julho, para 7% em agosto.
Em seguida aparece material de construção, de 0,7% para 2,7% e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, de 4,7% para 5,6%.
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, foram vários elementos que contribuíram para o aumento no consumo. “A redução da taxa de juros, as linhas de créditos disponíveis no mercado, a renegociação de dívida, o auxílio emergencial e a melhora na confiança do consumidor, são elementos importantes que estão contribuindo para a retomada dos negócios. Lógico, a abertura do comércio a partir de maio também foi importante para esse cenário”, explica o economista.
No Sul Fluminense a venda de eletrônicos e itens de informática demonstra evolução. Segundo lojistas, a procura tem sido alta devido ao maior número de profissionais em home office e também jovens em casa utilizando os equipamentos.
“Ao ter que usar mais frequentemente o computador, o notebook ou periféricos como impressora e mouse, muitos constatam que precisam melhorar seus equipamentos. Em alguns casos podemos promover a atualização da máquina. Mas, geralmente o cliente quer tudo novo. Entre reparos e itens novos que são vendidos nessa retomada, percebemos a elevação de 5% a 10% nas vendas”, conta o técnico de informática e gerente de uma loja em Resende, Jacson Almeida.
O indicador da Serasa Experian mostra ainda, que a atividade do comércio teve a menor queda anual desde abril, chegando a um percentual de 12%. Embora o número seja negativo, ele corrobora a tendência mostrada na avaliação mensal, de que o setor está em suave recuperação.
Para continuar com a evolução, empresários do setor varejista pretendem manter as normas de segurança e explorar as datas comemorativas.
Para o empresário Edmar Conceição, é importante explorar as datas comemorativas para aumentar as vendas. “Tivemos recentemente o Dia dos Pais, a Semana Brasil, a Semana do Cliente e nos preparamos agora para o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal. Quero fechar o ano funcionando, porque foram duros os meses paralisados. No segmento de vestuário e calçados, atendemos o público de todas as idades e gêneros, o que nos deixa mais confortáveis para as vendas promocionais em datas festivas. A projeção é de alta, mês a mês, até dezembro”, comenta.