Comércio de Volta Redonda inicia contratação temporária para o fim de ano
Só em Volta Redonda este ano devem ser criadas 2 mil vagas temporárias voltadas para atender à demanda de consumidores durante o Natal e o fim de ano, de acordo com estimativas do Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda (Sicomércio-VR).
E esse aumento no número de vagas já vem acontecendo desde outubro. “Temos visto empresas já divulgando vagas, buscando contratar o quanto antes para ter tempo de treinar o funcionário para essa demanda maior durante o mês de dezembro, principalmente, por conta das vendas de Natal”, afirmou o presidente do Sicomércio Volta Redonda, Jerônimo dos Santos.
E esse aumento também tem sido percebido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), que vem registrando um movimento maior na Central de Empregos, serviço oferecido aos associados para divulgação de vagas e seleção de candidatos.
Quem está em busca de emprego também pode cadastrar o currículo no site: (clique aqui).
Central de Empregos
Por meio da Central de Empregos, a CDL-VR faz a seleção de currículos, entrevista com a psicóloga e encaminhamento dos candidatos. O presidente da CDL-VR, Gilson de Castro, explicou como funciona o serviço.
“Para conhecer a necessidade das empresas, é realizada uma entrevista com a empresa, para selecionar os profissionais de acordo com o perfil alinhado com a cultura, missão, visão e valores”, declarou Gilson.
Segundo ele, neste fim de ano, a expectativa de contratação temporária é maior, por conta do avanço da vacinação contra a Covid-19, que tem contribuído para a redução dos casos da doença, além das medidas preventivas, como higienização das mãos e o uso de máscara.
“No ano passado ainda havia muitas incertezas, principalmente, porque o comércio chegou a ficar fechado quase 80 dias, cenário totalmente diferente este ano, com a flexibilização das medidas restritivas. Além dos lojistas estarem mais otimistas, os consumidores também estão voltando a comprar mais. Estamos bem otimista este ano, com uma projeção de aumento nas vendas em torno de 30% em relação a 2020 e de 8% em relação a 2019, quando a economia estava crescendo”, acrescentou Gilson.
O presidente da CDL-VR reforçou que recorrendo à Central de Empregos, as empresas têm mais chances de encontrar profissionais mais qualificados e com experiência no setor de varejo, gastronomia e serviço.
“Muitos trabalhadores que foram desligados das empresas no ano passado e que ainda não voltaram ao mercado de trabalho vão ter essa oportunidade agora, no fim do ano, de conseguir uma vaga e até com chances de serem efetivados”, comentou.
A recrutadora da CDL-VR, Verônica Maranhão, deu dicas para quem deseja fazer esse modelo de recrutamento.
Ela afirma que é muito importante que a empresa faça uma análise das perspectivas de vendas e cargas de trabalho, para que possa identificar o número exato de profissionais temporários para o Natal, que precisará contratar para atender com qualidade à demanda de final de ano.
“Final de ano é muito corrido e ciente disso, o associado já deve iniciar os preparativos para contratação de funcionários extras, para que tenha condições de treinar seus colaboradores de acordo com as necessidades de seu negócio. Muitos pecam nesse quesito, perdem clientes e deixam de aumentar sua receita pelo fato de não prepararem bem seus funcionários. Importante frisar que o colaborador é um representante da empresa e precisa receber o máximo de informações para que possa atender, encantar e fidelizar o cliente”, disse.
Funcionamento da Central de Empregos
O associado solicita a seleção de pessoal e informa os critérios e perfil para a vaga disponível através de acesso restrito e exclusivo no site ou agenda reunião presencial com a psicóloga na sede da CDL-VR.
O processo seletivo será feito por meio de análise de currículos, entrevista por competência, dinâmica de grupos e teste psicológico, quando necessário.
Após a seleção, serão encaminhados até três candidatos que mais se aproximem da vaga para entrevista na empresa do associado.