Carro da Nissan fabricado em Resende bate recorde de vendas
O modelo Kicks é o veículo mais vendido da marca japonesa no país e na América Latina e atinge 150 mil unidades comercializadas
O Complexo Industrial da Nissan, localizado em Resende, Sul fluminense, tem muito o que comemorar. O crossover Kicks é considerado o veículo mais vendido da marca no país e em toda a América Latina, nos três anos que é fabricado no país, comemorado neste mês.
O modelo foi lançado em agosto de 2016 e desde julho de 2017, quando se iniciou sua fabricação no complexo da Nissan em Resende, o “Suv Compacto” ganhou a preferência dos brasileiros.
De julho de 2017 até junho de 2020 foram comercializadas 140,8 mil unidades da versão brasileira, somada as 22,4 mil importadas do México, o que totalizam 163.288 Kicks vendidos no mercado nacional.
A produção do Nissan Kicks em Resende também tem como destino o mercado internacional, desde seu início em 2017. Quando chegou em dezembro do mesmo ano, a Nissan passou a exportar o modelo para a América Latina, apenas cinco meses do início de sua produção no país.
O primeiro mercado a receber o modelo foi a Argentina, logo após foi a vez do Paraguai receber o crossover. Nesses três anos de produção do modelo no Complexo Industrial em Resende, a Nissan já enviou 14.732 unidades do Kicks para os dois mercados, acumulado até junho deste ano.
Segundo o diretor de Marketing e Vendas da Nissan no Brasil, Tiago Castro, os resultados do Kicks demonstram que a Nissan acertou ao entregar a seus clientes um produto equilibrado, moderno, bonito e que incorpora a visão da marca, a Nissan Intelligent Mobility. “Temos plena confiança no Kicks e que ele vai continuar satisfazendo os proprietários e ser objeto de desejo dos consumidores”, afirma Castro.
A Nissan do Brasil produz no Complexo Industrial de Rezende além do Kicks, os veículos Nissan March e Nissan Versa. A fabricante japonesa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial na cidade.
Complexo Industrial de Resende
A unidade foi inaugurada em abril de 2014 com a capacidade de produzir 200 mil motores por ano.
O conceito de fábrica sustentável do Complexo Industrial da Nissan em Resende vai além do uso de equipamentos de última geração e processos avançados de produção de veículos e motores. O compromisso em ser uma unidade verde, uma das mais sustentáveis da Nissan em todo o mundo, nasceu já na concepção do projeto dos prédios e de toda a infraestrutura.
Os prédios apresentam sistemas de iluminação e ventilação naturais, que reduzem o consumo de energia e, consequentemente, têm baixo impacto ambiental. Há uma atenção especial com o sistema de tratamento de resíduos utilizados no processo produtivo, para reutilização da água e segregação de resíduos sólidos para correta destinação de descarte. O objetivo é reduzir constantemente as emissões de CO² e a geração de compostos orgânicos voláteis (VOCs) provocados pela produção. A empresa também cuida do ecossistema da região da fábrica.