Negócios

Café expresso: um sabor que vem conquistando os brasileiros

O café expresso foi criado na Itália, no século XIX, e a primeira máquina para sua produção foi patenteada em 1884 por Angelo Moriondo, um empresário italiano.

A bebida tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil, em parte, pelo aumento da oferta de máquinas de café expresso no mercado e também pela divulgação da cultura do café italiano em nosso país. Inclusive a grafia italiana “espresso” tem aparecido com frequencia em vários locais, o que nos traz um significado novo, pois sua tradução para o nosso idioma seria “espremido”, que é exatamente o que acontece no processo dentro da máquina.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em 2023, 40% dos brasileiros preferem o café expresso em relação ao café tradicional.

Mas, afinal, como acontece o preparo do café expresso?

O café expresso é obtido em uma máquina que promove a passagem de água quente, não fervente, sob alta pressão pelo café moído, daí o produto ser chamado de “espresso” na Itália. O resultado é uma bebida concentrada, com sabor e aroma intensos.

A máquina de café expresso ou “espresso” é equipada com um filtro, um porta-filtro, um moedor de café e uma bomba de pressão. O café é moído e compactado no porta-filtro, a água quente é então bombeada sob pressão pelo café moído, extraindo dele o sabor e o aroma da bebida.

Para Sandra Dinis, da Madrigal, o equipamento é fundamental para a produção do café expresso, mas a qualidade dos grãos de café continua fazendo toda a diferença para se obter uma experiência perfeita no momento da degustação. “Após testes com diversas marcas, acabamos optando pelo Café Espresso 3 Corações. Com ele conseguimos alcançar o melhor sabor oferecido no mercado”, garante a empresária.

“Nossa escolha pelo Café Espresso 3 Corações se mostrou muito acertada, visto o retorno positivo que temos recebido de nossos clientes, que são bastante exigentes”, complementa Paulo Dinis, também da Madrigal.

 

Os Benefícios do Café Expresso

Segundo cientistas e profissionais da saúde, o café expresso é uma bebida rica em antioxidantes, os quais podem ajudar a proteger o organismo contra envelhecimento e doenças. O café expresso também é uma boa fonte de cafeína, que pode melhorar o estado de alerta e o desempenho cognitivo.

No entanto, é importante consumir café expresso com moderação, pois o excesso de cafeína pode causar efeitos colaterais, como insônia, ansiedade e nervosismo, alertam esses profissionais.

Depois de tanta informação sobre essa delícia, bateu uma vontade de tomar um cafezinho “espresso” aí?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *