Aumento do e-commerce deve criar mais promoções na Black Friday
A Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira (27), é uma das datas mais esperadas do ano para os consumidores e varejistas. Normalmente, o e-commerce movimenta grandes montantes de dinheiro neste período do ano, em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, a expectativa é de crescimento no setor.
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (20) pela Receita Federal, entre março e setembro, o faturamento real do comércio eletrônico cresceu 45% em termos reais, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
A quantidade de pedidos no varejo eletrônico, por sua vez, mais que dobrou no mesmo período, com avanço de 110% na quantidade de notas fiscais emitidas.
O aumento das vendas online, de acordo com o diretor de Marketing da Sono Quality, Eduardo Honrado, é ótimo, porque torna a Black Friday mais ‘abrangente e transparente’.
“Segmentos que antes não exploravam este tipo de campanha, agora participarão ativamente. O consumidor está mais antenado e exigente, portanto, as empresas estarão muito mais atentas às estratégias de preço e condições, isto é, criarão promoções verdadeiras e fidedignas”, explica Honrado.
Já o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, diz que o comércio online ajuda a expandir as vendas. “O pequeno varejista que não tem uma página de e-commerce pode utilizar as redes sociais e o WhatsApp para atender os clientes nesta Black Friday”, disse.
Costa analisa ainda que o setor do varejo conta com a data para movimentar a economia. “Muitos consumidores deixam de comprar em outubro e em novembro para aproveitar as promoções da Black Friday, por isso a data se tornou uma das mais importantes para o comércio”, concluiu o presidente.