Ascensão: startups brasileiras arrecadam R$ 10,1 bilhões em 2021
Entre janeiro e abril deste ano, as startups brasileiras arrecadaram um total de R$ 10,1 bilhões. O volume é R$ 6,9 bilhões maior na comparação com o mesmo período em 2020, segundo relatório divulgado na última segunda-feira (10) pela Sling Hug, plataforma de dados de inteligência que acompanha e organiza informações sobre o ecossistema brasileiro de startups.
Desde o início de 2021, ocorreram 209 rodadas de investimentos e, até o momento, o melhor mês para as startups brasileiras foi março, período em que foram realizadas 57 rodadas, o equivalente a R$ 4,9 bilhões arrecadados. Já abril encerrou com 51 rodadas e R$ 1,9 bilhão aportados.
Ainda segundo o relatório, a distribuição de investimentos por setor ficou dividida em primeiro lugar para as fintechs, com uma fatia de aportes de 25,5%, seguida pelas healthtechs (9,8%).
Em terceiro lugar ficaram empatadas as edtechs, retailtechs e proptechs, cada uma com uma fatia de 7,8%. A maior parte dos investimentos (41,2%), no entanto, foi distribuída entre startups de diferentes áreas.
Liderando o ranking de rodadas está a startup imobiliária Loft, que arrecadou US$ 100 milhões como parte de uma rodada de financiamento Série D em março.
Destaque também para as fintechs Warren, que aportou R$ 300 milhões em uma rodada Série C liderada pelo fundo soberano de Cingapura (GIC) e Cora, especializada em pequenas e média empresas e que levantou R$ 150 milhões em uma rodada de investimentos Série A.
Dentre os principais investidores listados pela Sling Hub em 2021 estão empatadas em primeiro lugar, BiotechTown, Anjos do Brasil e Domo, contabilizando nove investimentos cada uma. Em segundo lugar vem a SoftBank, com sete aportes.
Em se tratando de fusões e aquisições, abril foi um mês promissor, com 29 operações concretizadas, movimentando um total de R$ 727 milhões.
O Magazine Luiza lidera o ranking de adquirentes, com seis aquisições, incluindo anúncios recentes como a SmartHint Tecnologia, especializada em busca inteligente e recomendação de compra para e-commerce e a Stel the Look, plataforma de conteúdo focada em moda e beleza.
Locaweb e Nunivi respondem pela segunda posição de maiores compradores, contabilizando cinco aquisições cada uma.