Editorial

ArcelorMittal anuncia meta de 30% de mulheres entre empregados até 2030

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira, 8 de março, a ArcelorMittal Brasil lança a meta de ter ao menos 30% de mulheres entre seus empregados até 2030.

O desafio está colocado para todas as áreas da empresa, incluindo as atividades operacionais, administrativa e cargos de liderança. Atualmente, dos cerca de 17 mil empregados da ArcelorMittal Brasil, 14% são mulheres. Na área operacional, 7% são mulheres e em cargos de liderança, 9%.

A meta foi anunciada pelo presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho e pelo CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil, Jefferson De Paula, em uma live que aconteceu no dia 8, das 9h às 10h30, transmitida para todos os empregados.

O evento também contou com um painel no qual mulheres que trabalham na empresa falaram sobre os seus desafios, dificuldades e expectativas.

“Acreditamos na diversidade como um fator essencial para a construção de uma sociedade mais justa. Precisamos de mais mulheres na nossa empresa para termos novas perspectivas, outros olhares, aprender e criar novos resultados. A evolução e a inovação passam por novas construções”, afirmou Benjamin Baptista.

Já Jefferson De Paulo, destacou que as mulheres vêm ganhando com o tempo o mercado de trabalho. “As mulheres já são a maioria da sociedade brasileira, das universidades e estão aumentando a representatividade nos cursos de engenharia. Essa mudança também deve acontecer na ArcelorMittal, aumentando a participação em todos os cargos e segmentos de negócio”, pontou.

A meta é um desdobramento do Programa de Diversidade & Inclusão da empresa, lançado em 2019 com foto em quatro dimensões da diversidade: Equidade de Gênero; Diversidade Racial; Pessoa com Deficiência e LGBTI+.

Nos últimos dois anos, no âmbito do Programa, a empresa realizou treinamentos e fez uma série de campanhas de comunicação e sensibilização dos empregados a fim de construir um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo, onde o respeito e a tolerância prevalecem.

“O estabelecimento da meta é um marco na história da empresa e que deixa nós mulheres, muito orgulhosas e entusiasmadas. Sabemos da importância das empresas na luta pela equidade de gênero. Queremos que a transformação pela qual passamos tenha reflexo positivo na sociedade”, destacou a diretora Jurídica, Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil e patrocinadora do Programa de Diversidade & Inclusão, Marina Soares.

Já a líder do Grupo de Afinidade de Equidade de Gênero, Francieli Scatolin, completa dizendo é grande o desafio da empresa, mas a meta será alcançada. “Celebramos um grande avanço na ArcelorMittal e temos muitos desafios pela frente. Até 2030, iremos dobrar o número de mulheres e nos comprometemos a criar condições para que elas de desenvolvam, se sintam acolhidas e prosperem dentro da empresa”.

A ArcelorMittal Brasil é a líder na produção de aços do país, com capacidade instalada superior a 12,5 milhões de toneladas/ano

Em 2020, a empresa aderiu a quatro importantes compromissos externos: ONU Mulheres; Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+; Rede Empresarial de Inclusão Social e Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero.

O programa de Diversidade & Inclusão conta com o apoio da consultoria da Mais Diversidade. Ao todo, 1,3 mil empregados atuam ativamente como voluntários e aliados, dedicando tempo e promovendo iniciativas que contribuam para a transformação cultural que a empresa vem buscando.

Paralelamente à meta de contratação de mulheres, a Fundação ArcelorMittal lançou a nova edição do programa ‘Steam Girls’, voltado para a formação de meninas para as áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

A primeira edição, em 2020, foi direcionada às filhas dos empregados da empresa. Já para 2021, a programação está mais diversificada e será ampliada para a comunidade, com foco em alunas das escolas da rede pública de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com potencial de atender a todo o território nacional por meio das iniciativas virtuais. O programa terá início em 23 de março.

O conteúdo compreenderá ações virtuais, produção audiovisual, com wbsérie em oito capítulos, publicação de livro, formação de multiplicadores e uma experiência itinerante presencial, imersiva e inovadora.

A ideia é despertar o interesse das meninas pela escolha de carreiras nas áreas abrangidas pelo programa. A arte, que passou a fazer parte da sigla nos últimos anos, diz respeito ao design e a criatividade, tão importantes no desafio das indústrias de tecnologias visuais e entretenimento.

A experiência itinerante vai englobar quatro apresentações teatrais diárias, 12 oficinas, uma palestra semanal, que será realizada por uma menina inspiradora e visitas às unidades da empresa após a pandemia.

Também dentro da programação da Semana da Mulher, o Açolab – hub de inovação da ArcelorMittal – irá realizar um bate-papo com mulheres que inovam e fazem a diferença.

Participam da conversa a CEO Ions Innovation e do Hacking.Rio, Lindalia Junqueira, a gerente de Projeto Bridge Ecosystem, Dany Carvalho e a Corporate Success & Open Innovation Senior e também membro do Conselho do Recife do Bem, Maria Eduarda Branco. A conversa terá a mediação de Flavia Castro da ArcelorMittal.

O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube do Açolab, no endereço: (clique aqui) e acontece no dia 11 de março, das 15h às 16h.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

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