APL do Café do Vale do Café irá realizar sua 5ª reunião em Volta Redonda
Volta Redonda irá sediar a 5ª reunião técnica do Arranjo Produtivo Local (APL) do Café do Vale do Café, no próximo dia 19 de novembro. O local escolhido para o encontro é a Biblioteca Municipal Raul de Leoni, localizada no Centro da cidade.
O projeto visa promover a união da região em torno da produção do café e valorizar a tradicional bebida como um atrativo turístico.
Às 14h, o secretário de Desenvolvimento e Turismo de Volta Redonda, Sérgio Sodré, dará as boas-vindas na abertura institucional, que também terá as participações do secretário de Estado de Agricultura do Rio, Marcelo Queiroz.
Também estarão presentes outras autoridades como o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; a subsecretária de Estado de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios e responsável pelo APL no Estado, Marina Esteves, o coordenador Estadual de Agronegócio do Sebrae-RJ, Marcos Augusto Cerqueira de Vasconcellos; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias e o deputado federal Christino Áureo.
Em seguida, o presidente da Emater, Marcelo Costa, vai abrir a série de painéis falando do ‘Selo Café’. Na sequência, a especialista do Café Favorito, Adriana Oliveira, vai falar sobre a ‘Expertise no Beneficiamento de Café’.
Prosseguindo, coordenador do curso de Engenharia de Agronegócio da UFF, Bernardo Costa, vai comandar o painel ‘Tendências para o Consumo de Café’.
Já o produtor e proprietário da Fazenda Florença e vice-presidente da Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (Ascarj), Paulo Roberto dos Santos, será o último a palestrar e vai apresentar o tema ‘O Café da Fazenda Florença: Café e Turismo’.
Além dos quatro painéis, o encontro terá a exposição de artesanato ‘Conheça o Arigó’ e a ‘Café e o Vale’, mostra com os cafés Favorito, de Volta Redonda; Rei de Judá, de Pinheiral; Florença, de Valença; Mata Atlântica, de Miguel Pereira; Chácara Modelo, de Vassouras. Além das participações de representantes do ‘Vassouras Café Escola’, de Fazendas Históricas e do Museu do Café.
“Expandir o Arranjo Produtivo Local do Café, que começou em Vassouras logo após o Fórum do Café do Vale do Café, é fundamental. A adesão de Volta Redonda fortalece o projeto e mostra a pluralidade da nossa região”, disse o secretário Wanderson Farias.
Organizado pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, o APL do Café é apoiado por entidades e órgãos como Sebrae, ABIH-RJ, Emater-Rio, Pesagro-Rio, Sicomércio, Associação dos Embaixadores do Turismo do Rio, Preservale, Ascarj e Universidade de Vassouras.
Acompanhe a programação da 5ª reunião técnica do APL do Café do Vale do Café: