Ambiente favorável impulsiona empreendedorismo e aquece expectativa para Expo Franchising ABF Rio 2025
O cenário para quem deseja empreender no Brasil nunca foi tão promissor. Só em 2024, mais de 4,15 milhões de pequenos negócios foram abertos no país, segundo dados do Sebrae — um crescimento de aproximadamente 10% em relação ao ano anterior. O empreendedorismo já ocupa o segundo lugar entre os maiores sonhos da população brasileira, reforçando seu papel como motor da economia e gerador de renda.
Neste contexto de otimismo e oportunidade, a capital fluminense se prepara para receber a Expo Franchising ABF Rio 2025, a segunda maior feira de franquias do Brasil. O evento acontece de 18 a 20 de setembro, no Anfiteatro do Riocentro, reunindo mais de 100 marcas expositoras dos mais variados segmentos e faixas de investimento. Serão 3 mil m² de exposição, oferecendo ao público a oportunidade de encontrar negócios alinhados ao seu perfil e capacidade de investimento.

A expectativa para a feira é impulsionada pelos resultados expressivos do setor. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising nacional movimentou R$ 65,9 bilhões no primeiro trimestre de 2025, registrando um crescimento de 8,9% em relação ao mesmo período de 2024. No acumulado dos últimos 12 meses, o avanço foi de 11,2%, com faturamento superior a R$ 278 bilhões.
Os números refletem a consolidação das franquias como uma alternativa segura, estruturada e cada vez mais buscada por quem deseja empreender com suporte e modelo de negócio testado.
Organizada pela Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), a feira chega à sua 18ª edição como ponto de encontro estratégico para investidores, empreendedores e profissionais do setor. “A Expo Franchising ABF Rio já é um marco na agenda econômica do País. Mais do que uma feira, ela se consolida como plataforma de geração de negócios e expansão das redes de franquias no Brasil. O Rio é uma vitrine privilegiada para esse movimento”, afirma Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Rio.
O evento reunirá modelos variados de franquias — de lojas tradicionais a quiosques e operações home based — com investimentos que partem de menos de R$ 10 mil até cifras superiores a R$ 2 milhões. Entre os segmentos representados, destacam-se Alimentação, Saúde e Beleza, Educação, Tecnologia, Turismo e Limpeza, refletindo a diversidade e a robustez do setor.

Entre as marcas estreantes nesta edição estão Água de Cheiro, Ital’in House, Kumom, Maria Brasileira, QÓculos e Valhalla. Além disso, franquias veteranas também apresentam suas novidades, como Bob´s, Grupo Trigo (China in Box, Gendai, Koni e Spoletto), iGUi e TRATABEM, Giraffas e YES! IDIOMAS.
Com expectativa de público superior a 15 mil visitantes, a feira aposta em um conceito de hub de negócios, combinando exposição de marcas, mentorias, painéis de conteúdo e orientações especializadas sobre como investir com segurança em uma franquia. O espaço também contará com a participação de consultorias, fornecedores e especialistas renomados, abordando temas como inovação, tendências de mercado e governança no franchising.
Os ingressos estão à venda pelo site oficial da feira, com valor promocional de R$ 40 por dia, R$ 60 para duas pessoas ou R$ 60 para acesso aos três dias de evento.
