Aker Solutions, SLB e Subsea 7 se unem para formar e lançar no mercado a Joint Venture Onesubsea
Uma união de peso se forma no mercado mundial do petróleo. A Aker Solutions, a SLB e a Subsea7 anunciaram na última segunda a conclusão da operação de joint-venture anunciada em 2022. A nova empresa, que adotará o nome OneSubsea, com o objetivo de impulsionar a inovação e a eficiência na produção submarina, ajudando os clientes a desbloquear reservas e reduzir o tempo de ciclo. A OneSubsea agora compreende os negócios subsea da Aker Solutions e da SLB, que incluem um extenso portfólio complementar de produção submarina e de tecnologias de processamento, escala e capacidade de fabricação a nível mundial, acesso às maiores reservas do setor e experiência no campo digital, recursos exclusivos de integração por processos e capacidades reforçadas de pesquisa e desenvolvimento.
Em seu comunicado, as empresas dizem que “as capacidades de processamento submarino da OneSubsea são vistas por seus clientes comosubjv-pr incomparáveis em melhoria da recuperação de reservatórios e permitindo tiebacks mais longos”. O texto das companhias também diz que “o portfólio exclusivo de tecnologia de compressão provou o seu potencial para reduzir a estrutura e o custo no desenvolvimento de novas reservas de energia, enquanto os projetos subsea demonstraram ser mais eficientes em termos de carbono do que as soluções de superfície”.
Para Kjetel Digre (foto à esquerda), CEO da Aker Solutions, ao combinar as complementares competências eaker tecnologias, as empresas proporcionarão uma mudança radical no setor. “Isso beneficiará nossos clientes e funcionários e, ao mesmo tempo, aumentará significativamente o valor para os acionistas. Para a Aker Solutions, hoje também marca um momento decisivo em nossa estratégia. Passamos de um negócio submarino independente para nos tornarmos, orgulhosamente, coproprietários de uma empresa submarina líder mundial”, declarou.
A OneSubsea terá sede em Oslo, na Noruega, e Houston (Texas), nos Estados Unidos, com 11.000 pessoas trabalhando em todas as principais regiões operacionais do mundo. A Aker Solutions detém 20% da joint-venture, enquanto a SLB possui 70% do novo negócio e a Subsea7, 10%. Além disso, a Aker Solutions recebe uma contrapartida total de US$ 700 milhões pela venda de uma participação de 20% na joint-venture. O norueguês Mads Hjelmeland (foto principal), que ocupava o cargo de Diretor de Sistemas de Produção Submarina da SLB, será o CEO da OneSubsea. Ele disse que o extenso portfólio de tecnologia e experiência em engenharia da OneSubsea permitem atender às futuras tendências e necessidades do mercado em escala única. “Ao fazê-lo, pretendemos cumprir o nosso propósito de expandir as fronteiras do subsea para impulsionar um futuro energético sustentável. Iremos acelerar a inovação e contribuir para a ambição dos nossos clientes de otimizar a sua produção e reduzir as emissões nas suas operações submarinas”, concluiu.
Foto: reprodução