Editorial

Agro: Brasil produz muito e preserva ainda mais

O país produz 260 milhões de toneladas de grãos e ainda mantém intocados dois terços do território

Mesmo figurando entre os maiores fornecedores mundiais de alimentos, o Brasil tem dois terços de seu território com a vegetação preservada. Ao todo, a agricultura ocupa 8% de todas as áreas brasileiras, de acordo com dados da Embrapa, da Nasa e do Mapbiomas. Somando com a pecuária, as terras destinadas ao agronegócio representam cerca de 30% do país.

A área preservada corresponde ao território de 17 Estados, incluindo os dois com o maior território no País. Ao mesmo tempo, a quantidade de terras destina à agricultura equivale ao tamanho de Goiás e Tocantins juntos. Se concentrada, a pecuária ocuparia os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e São Paulo. Para as cidades e os equipamentos de infraestrutura, como estradas e ferrovias, restaria Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mesmo dando exemplo de preservação, o país conseguiu produzir 260 milhões de toneladas de grãos em 2021, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento. Conforme os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, no ano passado o Brasil foi o maior produtor mundial de soja e açúcar e o segundo de carne bovina.

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *