Rio de Janeiro se mantém como principal polo logístico do comércio exterior brasileiro
O Governo do Estado do Rio de Janeiro assinou um Termo de Acordo de Regime Especial (TARE) que mantém o Rio como principal polo logístico do comércio exterior brasileiro. A ação foi realizada durante cerimônia no Palácio Guanabara e contou com a presença do governador Cláudio Castro e representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Fazenda.
O acordo garante benefícios fiscais e incentivos estratégicos à Comexport e à CS Level, importadora oficial da Cantu Store, que irão impulsionar as operações de importação e exportação no estado, além de contribuir para a geração de novos empregos.
“Com essa iniciativa, damos mais um passo importante na consolidação do Rio de Janeiro como um polo estratégico do comércio exterior no Brasil. Impulsionamos a geração de empregos e renda, e fortalecemos a economia do estado. Continuamos firmes no propósito de transformar o Rio de Janeiro em um estado cada vez mais forte, próspero, e uma referência no comércio exterior”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Acompanhe essa e outras notícias no Instagram do Governo do Estado
A vinda da Comexport, que movimentou R$ 60 bilhões em 2024, demonstra a crescente atratividade do ambiente de negócios fluminense. O secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, destacou a importância de uma política de incentivos fiscais criteriosa. “Trabalhamos para garantir logística, conectividade e legislação tributária justa, para que as empresas possam se instalar, crescer e gerar riquezas para os fluminenses”, comentou.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, a chegada da Comexport reforça a posição do Rio de Janeiro no cenário do comércio exterior. “Somos referência em produtos estratégicos, como petróleo, aço e bens industrializados. Ao receber uma empresa do porte da Comexport, o Rio de Janeiro reforça sua posição como um dos estados mais dinâmicos do comércio exterior, conectando mercados e atraindo investimentos globais”, afirmou.
A assinatura do TARE é resultado de um ano de negociações iniciadas pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) durante a feira Intermodal, em São Paulo. A expectativa é que a Comexport inicie suas operações nos portos e aeroportos fluminenses nos próximos dias.