Sobe para 17 o número de cidades do Rio de Janeiro com conceito “A” no Mapa do Turismo Brasileiro
O Estado do Rio de Janeiro vem investindo bastante no turismo nos últimos anos e os resultados positivos já começaram a aparecer no setor. A prova disso é que o estado conseguiu ampliar o número de municípios classificados na categoria “A” do Mapa do Turismo Brasileiro. De acordo com a última atualização divulgada no dia 18 de dezembro de 2024, a número de cidades consideradas de excelência no setor subiram de 7 para 17. .
“É com grande satisfação que celebramos a conquista de 17 municípios do estado do Rio de Janeiro na categoria ‘A’ do Mapa do Turismo Brasileiro, reafirmando nosso estado como referência no setor”, afirmou Guilherme Abreu, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ).
Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Itatiaia, Macaé, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Saquarema, Teresópolis e Valença são os municípios que agora integram o seleto grupo, impulsionados por investimentos em infraestrutura, parcerias público-privadas e ações de fomento ao turismo sustentável.
O Mapa do Turismo Brasileiro, criado pelo Ministério do Turismo (MTur), é uma ferramenta que classifica os municípios com vocação turística em categorias de “A” a “E”, com base em critérios como fluxo de turistas, infraestrutura e geração de empregos no setor.
“A regionalização é uma estratégia eficiente que define as regiões turísticas do país, facilitando o desenvolvimento e a promoção do setor de forma organizada e sustentável”, destacou Celso Sabino, ministro do Turismo.
A atualização do Mapa também registrou um crescimento expressivo nas demais categorias, reflexo de investimentos e iniciativas que fortaleceram o turismo em diversas regiões do país. A categoria “A”, juntamente com a “B”, concentra os municípios responsáveis pela maior parte do fluxo turístico doméstico e internacional.