Setur-RJ encerra o ano com resultados positivos no Vale do Café
O balanço da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, (Setur-RJ), sobre as ações realizadas em 2024, em especial no Vale do Café, mostram resultados positivos.
*Festival Sabores do Vale do Café*
Um dos eventos mais recentes, realizado em Vassouras na primeira semana de dezembro, foi o Festival Sabores do Vale do Café.
Houve sucesso de público, com presença de diversas autoridades e engajamento dos produtores da região.
Também houve no evento, a posse da primeira Diretoria da Associação dos Cafeicultores do Vale do Café.
“Com o apoio da Setur, por meio do secretário Tutuca e do Assessor Wanderson Farias, hoje se concretiza um projeto muito desejado por nós, produtores de café aqui da região”, disse à época o presidente João Domingues.
Caravana do Natal Encantando:
Nas últimas semanas, a Carreta do Programa Natal Encantado da Setur, passou por cidades como Barra do Pirai, Pinheiral, Rio Claro e Mendes entre outras.
Com ela, ações culturais, shows e ações que despertam e reforçam o sentido natalino.
Visite o Instagram da Setur-RJ
Placas indicativas:
Esse ano, foram instaladas diversas placas pelas rodovias e estrada do Vale do Café, indicando a localização das fazendas históricas da região.
Entre elas, houve o direcionamento informativo para a região de Miguel Pereira, durante a interdição da Serra de Paracambi.
Projeto O Rio é de Vocês
Umas das principais ações para divulgar o turismo fluminense em outras regiões do país, foi o projeto “O Rio é de Vocês”, que passou por 10 cidades brasileiras.
O Vale do Café sempre esteve presente nesses encontros, por meio do Assessor Especial da Setur, Wanderson Farias.
“Sempre representando o nosso secretário Gustavo Tutuca, estive em cidades de São Paulo, Minas, do Paraná, entre outras. Foi muito importante levar o que nos temos de melhor, para que outras regiões nos conheçam e venham nos visitar. Os resultados foram ótimos”, disse Wanderson Farias.
Rotas Turísticas:
Outra ação que já se tornou sucesso no Vale do Café, são as Rotas turísticas pelas fazendas produtoras de Café, Cachaça e Queijos artesanais.
Sempre valorizando os integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL), do Vale do Café.
“Não há como não agradeceremos muito, tudo o que a Setur vem fazendo, e nos apoiando aqui na região.” Frisa o produtor Rodrigo Du’Valle.
*Festivais:*
Os Festivais do Vale do Café e de Gastronomia, voltaram com força total em 2024, inclusive ampliando a participação de Fazendas, cidades e passando a ser realizado em dois finais de semana.
Inverno tô no Rio e Bike tour
Outros dois eventos de sucesso, que ocorreram em 2025 em Vassouras e outras cidades,com o apoio da Setur, bforam o ‘Inverno Tô no Rio’ que agitou algumas cidades do Vale do Café, com shows, feiras e outras ações, e o Bike tour, que atraiu e incentivou os fãs pelo pedal, a praticarem o ciclismo pela região.
Artesãos
Os artesãos do interior, foram valorizados em todos os e eventos em que a Setur estava apoiando. Eles puderam se cadastrar para a Carteira do Artesão, além de expor suas criações.
Muitas outras ações foram realizadas em 2024 com o apoio da Setur-RJ, pelas 12 regiões turísticas do Estado.
Foram ações que fizeram o setor, inclusive ser destaque nos principais veículos de comunicação do estado.
Pelas emissoras de TV, pelas Revistas e jornais impressos, pelos Sites e outros canais digitais, o turismo do Rio foi manchete, centenas de vezes.
O Secretário Gustavo Tutuca enfatizou os excelentes resultados do Turismo esse ano.
“Desde o início, quando recebi a missão do nosso Governador Cláudio Castro, para fazer do Turismo Fluminense, um dos principais alicerces da economia do Estado, procurei uma equipe excelente, que é incansável com nossas ações. Chegamos ao final de 2024, mesmo antes do Réveillon, por exemplo, com mais de um milhão de turistas nos visitando. Fomos palcos de mega eventos como o show da Madona e o G-20, com grande sucesso. Nosso interior esteve na média, na maior parte do ano, com seus hotéis e restaurantes com lotação acima de 80%, gerando empregos e aquecendo a economia.” Comentou o Secretário.
Tutuca falou ainda da importância da aprovação esse ano, do Projeto do Tax Free para o Rio de Janeiro.
“Ainda temos uma grande trajetória a ser percorrida, mas vale salientar que mais de 80 países, em todo o mundo, já contam com essa prática de benefício fiscal. Para nós da área de turismo é muito gratificante esse projeto aprovado. Essa ação atrairá mais turistas internacionais e, de acordo com a pesquisa da Fecomércio-RJ, trará mais lucro para os estados que aderirem, como é o nosso caso aqui no Rio”, finalizou Tutuca.