Estado do Rio

Cerimônia de premiação de Dissertações Destaques de Experiências no Alcance dos ODS da Agenda 2030

A Univassouras, em uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Capacitação Profissional, premiou as dissertações destaques desenvolvidas pelos Programas de Mestrado durante o quadriênio (2021-2024). A premiação aconteceu no dia 14 de dezembro, no auditório Severino Sombra, e teve como objetivo reconhecer e premiar dissertações que geraram impacto relevante na sociedade e estiveram diretamente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Estiveram presentes os coordenadores Dr. Eduardo Trajano (Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde), Dra. Érica Roier (Mestrado Profissional em Diagnóstico em Medicina Veterinária) e Dra. Cristiane Siqueira (Mestrado Profissional em Ciências Ambientais), além da comissão organizadora do prêmio: Dra. Paloma Martins Mendonça, Ana Carolina do Carmo, docentes dos Mestrados e Nicole Fraguas, representando a Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vassouras.

Nacomposição da mesa de abertura estavam (foto): Larissa Funayama (Representante Discente), Felipe Masid (Assessor da Subsecretaria de Concessões e Parcerias da Secretaria de Estado da Casa Civil do RJ), Dr. Eduardo Trajano (Coordenador do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde), Hamilton Moss (Representando a Presidência da FUSVE e a Reitoria da Univassouras), Dra. Cristiane Siqueira (Pró-Reitora de Pós-Graduação e Capacitação Profissional da Univassouras), Ana Asti (Subsecretária de Recursos Hídricos e Ambiente da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS), Dr. Felipe Brasil (Subsecretário de Agricultura do Estado e professor visitante do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais),  Nicole Fraguas (Representando a Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vassouras). Também esteve presente e compondo a mesa, a Dra. Erica Roier (Coordenadora do Mestrado Profissional em Diagnóstico em Medicina Veterinária)

“As dissertações foram indicadas pelos coordenadores e professores dos programas de mestrado da Univassouras e avaliadas por uma comissão externa, composta por professores e especialistas de diferentes áreas, incluindo especialistas nacionais e internacionais. Essa comissão teve a responsabilidade de selecionar os casos destacados, considerando critérios como inovação, impacto social e ambiental, e contribuição direta aos ODS. Foram desenvolvidas 56 dissertações no quadriênio e, destas, 27 foram indicadas ao prêmio. Cada programa de mestrado premiou 3 expressivas dissertações”, destacou a Dra. Cristiane Siqueira, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Capacitação Profissional.

Conheça o site da Univassouras

Para a entrega dos prêmios aos egressos e docentes, a honrosa presença de Ana Asti (Subsecretária de Recursos Hídricos e Ambiente da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS), Dr. Felipe Brasil (Subsecretário de Agricultura do Estado e professor visitante do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais), Felipe Masid (Assessor da Subsecretaria de Concessões e Parcerias da Secretaria de Estado da Casa Civil do RJ).

Em rede social Ana Asti publicou: “Uma alegria enorme participar da Premiação das Dissertações da Universidade de Vassouras que foram Destaque de Experiências no Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Uma iniciativa incrível que pode e deve ser ampliada em todo o estado. Que venham muito mais Dissertações como estas! Desejo a todos os premiados muito sucesso com seus projetos e, que a partir de agora, os frutos do trabalho amadureçam e multipliquem”.

O Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio, coordenador da área de Ciências Ambientais da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e coordenador do GT Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Agenda 2030 criado no âmbito da CAPES, declarou: “Gostaria de cumprimentar todos os participantes do ciclo de premiação. Desejo sucesso a frente dos projetos e que esses possam no seu conjunto alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compreendem a Agenda 2030. É importante frisar que todo esforço é bem-vindo, pois os desafios são grandes. Temos que ressaltar ou, então, incorporar o sentimento de solidariedade planetária. Não apenas entre nossa geração, mas as que estão por vir”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *