Cresce o mercado de automação residencial em Volta Redonda e região
Em um futuro já presente, a automação residencial vem ganhando cada vez mais adeptos. Quem tem hoje uma “casa inteligente” tem mais que comandos digitalizados ou soluções remotas, tem também economia de energia, praticidade, segurança e valorização dos imóveis.
A automação é atribuída ao conforto e praticidade no dia a dia e se transforma em uma nova vertente da engenharia civil, onde a tecnologia é utilizada para facilitar tarefas que uma pessoa faz durante o dia e torná-las automáticas. Dentre as demais vantagens estão: controle de iluminação; climatização; cortinas e persianas motorizadas; sistema de áudio e vídeo; fechadura inteligente, com controle por biometria; câmeras especiais para monitoramento à distância e disparos de fotos ao sinal de presença, entre outras.
Para quem preza por conforto e gosta de novas tecnologias, a automação residencial é indispensável. Em Volta Redonda a ‘Matos Automation’ é uma empresa especializada em automação residencial e predial que está há 13 anos no mercado. Presta também serviços de redes como cabeamento estruturado e dispositivos de comunicação de dados, além de sistemas de vigilância inteligente (CFTV) e de alarmes.
Para o empresário Leonardo Matos, o futuro da automação e a chegada de novas tecnologias são vistos hoje com bons olhos. “O mercado residencial e predial é muito carente de automação e outras tecnologias e hoje ainda não conseguimos atingir uma grande porcentagem no mercado de automação, mas esse número vem crescendo”, disse.
Dados de 2018 da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (AURESIDE), apontou que os dispositivos IoT (internet das coisas) para residências inteligentes, entrarão em 53,9% das residências nos EUA até 2023. Até 2015, o Brasil ocupava a sexta posição em mercado de automação e o estudo revelou uma grande tendência a subir de posição. E as instalações se confirmaram.
Um dos fatores que mais se destaca na automação residencial é a economia que ela proporciona. Pode parecer ao contrário, mas as instalações de novas tecnologias em uma casa por exemplo, proporciona economia além de diversas outras vantagens.
Segundo Matos, uma casa inteligente ajuda na economia de energia de várias formas. “Com a utilização de sensores de presença e movimento instalados em pontos estratégicos, ajudam a controlar os gastos com iluminação. Na automação temos a criação de cenas pré-programadas, onde um determinado circuito poderá acender, dimerizando em 70% a 80% e ajudando ainda mais na economia de energia através da iluminação”, pontuou.
Outro fator importante é o controle da temperatura onde os sensores estão instalados. Matos explica que nesse caso a economia é garantida. “Sensores de temperaturas podem definir o clima adequando de certos ambientes de forma a economizar gastos com ar condicionado, por exemplo, proporcionando um clima confortável”, completou.
O mercado ainda está um pouco tímido com a instalação de automações residenciais, mas essa é uma visão otimista diante do atual cenário que a encomia passa e novos projetos já vem acontecendo.
Ainda segundo Matos, a empresa já contabiliza novas instalações. “Na Matos Automation já temos projetos acontecendo na cidade de Volta Redonda, entre eles, uma casa no condomínio Alphaville e uma cobertura no Bairro Aterrado, além de novas propostas que estão aparecendo, mas por enquanto temos essas duas residências a serem automatizadas”, mencionou.
Outro fator primordial na automação é com a qualidade dos equipamentos. Matos explica que é muito importante verificar quais são esses equipamentos, as marcas e a garantia que o fabricante oferece. “Trabalhamos com três empresas da mais alta tecnologia em sistemas de alarmes e câmeras para uma integração perfeita com a automação e com certeza um ótimo resultado é garantido”, alertou.
Para quem pensa em automatizar sua residência e transformar sua casa em um ambiente inteligente, o futuro é agora.
“O futuro da automação residencial é promissor, pois o mercado residencial e predial é carente de automação e as expectativas são as melhores. Hoje a Matos Automation realiza trabalhos para uma classe média alta e para uma classe ‘AAA”, mas temos muito interesse em oferecer essas tecnologias para clientes de classes mais baixas. Hoje atuamos em Volta Redonda, com instalações de 5 casas e duas lojas inteligentes, mas trabalhamos também em todo o Estado do Rio e Espírito Santo e estamos buscando clientes nos estados de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A Matos Automation também oferece palestras e demostração de projetos através de reuniões e workshop, onde vamos até o cliente e apresentamos as vantagens de se ter um imóvel automatizado”, concluiu.