Editorial

Franquias do Rio de Janeiro crescem 13,2% e faturam mais de R$11,7 Bilhões no 1º semestre de 2024

Rio de Janeiro, setembro de 2024 – Mantendo um bom ritmo, o setor de franquias brasileiro registrou um crescimento nominal de 15,8% no primeiro semestre deste ano frente a igual período de 2023. É o que revela a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com o levantamento, a receita nos seis primeiros meses do ano passou de R$ 105,107 bilhões para R$ 121,766 bilhões.

O estado do Rio de Janeiro segue num cenário semelhante. O setor no Estado faturou mais de R$ 11,7 bilhões no 1º semestre de 2024, o que representa um aumento de 13,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em número de operações, o mercado de franquias no Rio ficou estável, chegando a um total de 18.303 unidades. Os bons resultados demostram a recuperação do setor e da economia fluminense, além de evidenciar a alta procura das marcas de franquias pelo Estado.

Tendo em vista a expansão do volume de unidades e de redes, o setor de franquias segue empregando diretamente mais pessoas. De acordo com a pesquisa, a mão de obra empregada pelo setor passou de 1,612 milhão para 1,674 milhão, o que representa uma alta de 3,85%. No Rio, houve um acréscimo de 1,4%, o que representa 162.770 mil empregos em todo Estado.

O bom desempenho do varejo e do setor de serviços no período também favoreceram o franchising, que cresceu um pouco acima do setor varejista em geral. Entre os segmentos, Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar e Serviços e Outros negócios registraram os três melhores desempenhos do Estado. Mesmo com a Páscoa ocorrendo em março, o setor continuou se beneficiando no segundo trimestre da demanda aquecida das pessoas por cuidados estéticos, valorização do bem-estar e do convívio social.

A Região Sudeste é a economicamente mais desenvolvida e densamente povoada do País, o que a torna um polo estratégico para o setor de franquias. O estado do Rio é o segundo maior mercado de franquias brasileiro, contribuindo com mais de 9% de participação em faturamento e unidades.

Corroborando com esse crescimento do setor de serviços, o presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento, observa que o Rio de Janeiro contribui fortemente para isso e tem um cenário favorável para a expansão e a inovação no franchising.

“O estado do Rio de Janeiro é extremamente atrativo para investimentos em franquias devido à sua economia diversificada, grande mercado consumidor e infraestrutura bem desenvolvida que oferece uma gama de oportunidades para novas marcas e franqueados que buscam explorar setores variados, desde alimentos e bebidas até serviços e varejo. Além disso, o Rio possui um forte setor de serviços e uma cultura empresarial vibrante, tornando-o um terreno fértil para a expansão e a inovação no franchising”, destaca o presidente.

 

Expo Franchising ABF Rio

Para mostrar o poder do empreendedorismo brasileiro no Estado e auxiliar na busca por negócios de sucesso por meio das franquias, os empreendedores fluminenses e de todo o País terão a oportunidade de participar da 17ª edição da Expo Franchising ABF Rio, feira tradicional do setor com diversas novidades de mais de 100 marcas, que acontecerá de 07 a 09 de novembro, no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. Com ênfase no conceito de hub de negócios, a organização espera receber mais de 15 mil visitantes, que terão a oportunidade de conhecer de perto franquias de acordo com o seu perfil e capacidade de investimento.

 

Metodologia

A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente ao período de abril a junho de 2024 envolveu uma base amostral com 405 redes respondentes que representam cerca 30% das operações e 39% do faturamento do setor. Abrangendo o mercado como um todo, inclusive não associados, os números do desempenho do setor de franchising são apurados em pesquisa por amostragem, cruzados com levantamentos feitos por entidades representantes de setores correlatos ao sistema de franquias, órgãos de governo, instituições parceiras e de ensino.

Auditados por empresa independente, os dados divulgados pela ABF são referência para órgãos governamentais de diversas esferas, entidades internacionais do franchising, como World Franchise Council (WFC), Federação Ibero-americana de Franquias (FIAF) e instituições financeiras.

 

Sobre a ABF Rio

A Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio) é uma entidade juridicamente independente e com diretoria própria, ligada à ABF Nacional por filosofia e por seus estatutos, participando ativamente de suas atividades de planejamento e discussão em âmbito nacional.

Além dos serviços prestados aos seus associados, a ABF Rio tem a missão de representar, defender e promover o sistema de franchising no Estado do Rio de Janeiro. A associação ainda oferece informações sobre o setor, listagem de consultores e prestadores de serviços associados e esclarecimentos sobre os passos para a montagem de uma franquia ao público em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *