Coordenação da Setur-RJ no Vale do Café faz balanço positivo do turismo na região
O Vale do Café é um dos principais polos turísticos do estado do Rio e está a cargo do Assessor Especial da Secretaria Estadual de Turismo (SeturRJ), Wanderson Farias, a quem Tutuca destacou, entre as prioridades, a retomada dos Festivais que sempre marcaram o interior, além de outras ações.
“O Vale do Café, é fundamental no desenvolvimento econômico para todas essas importantes cidades que compõem a região. E não há desenvolvimento econômico forte, sem desenvolvimento social e vice versa. Por isso, a Setur-RJ, vem apoiando o setor produtivo do turismo. Com ele a gente alcança a geração de empregos”, explicou Wanderson Farias.
Desde que assumiu a Secretaria Estadual de Turismo, a convite do governador Cláudio Castro, o deputado Gustavo Tutuca, vem investindo nos apoios ao setor no interior do estado. Além da capital, o turismo Fluminense, se caracteriza por 12 regiões espalhadas pelo estado.
“O modelo de administração do governador Cláudio Castro, sempre foi a de apoiar incondicionalmente o interior, e o turismo é fundamental para gerarmos renda, trabalho e consequentemente aquecer a economia. Por isso, não medimos esforços para estarmos sempre juntos com o setor nessas ações. E o Vale do Café, vem apresentando um ótimo crescimento.” Explicou o secretário Gustavo Tutuca.
Vale do Café: O Vale do Café vem se destacando entre as regiões turísticas do estado, por meio da diversidade de ações e festivais que se intensificaram nos últimos anos.
Ações Turística no Vale do Café:
– Festival Vale do Café / A Setur-RJ apoiou e ajudou a resgatar a pujança do Festival. Pelo segundo ano consecutivo, o Vale do Café viveu novamente os tempos áureos dessa tradicional festa típica do inverno.
Em 2024, os destaques foram a ampliação de 01 para 02 finais de semana de Festival, e a entrada de novas Fazendas como a Santa Rosa em Valença.
A Fazenda Floresta em Vassouras também foi destaque. A propriedade pertenceu ao já falecido empresário e ex-presidente da Fusve, Marco Capute, e hoje é administrada pelos herdeiros Júlio e Yolanda Capute.
Houve também a participação mais efetiva dos diversos segmentos de produtores rurais e artesanais.
Entre eles, os APLs (Arranjos Produtivos Locais), em especial os que produzem Queijos, Cafés e Cachaças.
As apresentações musicais se estenderam além das fazendas, tomando conta de praças e igrejas nas principais cidades do Vale do Café.
“Decidimos que os Festivais deveriam ser resgatados, pois ficaram alguns anos sem muito apoio. Com a orientação do secretário Tutuca, traçamos novas ações que deveriam ser incrementadas e dei certo. No ano passado foi muito bom e esse ano, o sucesso acentuado” , explicou Wanderson Farias.
– Festival de cinema de Vassouras no Vale do Café.
O principal evento da Sétima Arte, ocorreu em 2022 e 2023 em Vassouras com apoio da Setur-RJ, valorizando um público turístico específico e especial.
– Festival de Gastronomia delicias do Vale que aconteu em junho em Pirai e também nos restaurantes, hotéis e bares nas cidades do Vale do café com o apoio da Setur-RJ pelo segundo ano consecutivo.
“Ficamos muito felizes com os resultados do ‘Delícias do Vale’, que trouxe uma nova opção para os turistas. Também foi um sucesso”, disse Wanderson Farias.
– Biketour em Vassouras:
O apoio da Setur-RJ, a um dos maiores eventos do Ciclismo Fluminense, também movimentou Vassouras, com a participação de esportistas de várias cidades.
– Festival Rock na Estrada:
A Secretaria Estadual de Turismo apoiou também, o ‘Festival Rock na Estrada’ com o show dos Titãs que aconteceu no centro de Convenções da Universidade de Vassouras.
– Projeto ‘Inverno tô no Rio’:
Essa ação da Setur-RJ, vem se caracterizando pelas opções musicais, gastronômicas e cervejas artesanatos, nas cidades do Rio de Janeiro e, em especial, no Vale do Café.
Em Conservatória (Valença) e em Rio das Flores, o Inverno tô no Rio, foi realizado junto com Festival de inverno.
Em Pirai, Pinheiral, Barra Mansa, Mendes, Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Vassouras e Ipiabas ( Barra do Piraí), a ação foi realizada junto com o Festival da Cachaça e do Queijo Artesanal.
“Essa junção dos eventos, vem proporcionando a presença de mais turistas durante a festa, o que proporciona maior movimentação da economia local” comentou o Assessor Especial da SeturRJ.
– Festa do Queijo Artesanal de Valença.
A SeturRJ, vem apoiando também o segmento dos Queijos Artesanais de Valeça. O Festival e a Rota do Queijo trouxeram charme e um novo roteiro para o segmento.
“Quero agradecer publicamente ao secretário Tutuca e ao Assessor Wanderson Farias, esse olhar especial que a SeturRJ vem tendo pelo nosso setor das queijarias. Esse apoio trouxe um nova perspectiva para nós”, agradeceu o empresário Rodrigo Du Vale.
– Sinalização:
Houve também reuniões e parcerias para dar mais visibilidade ao Vale do Café.
Com pedidos da Setur-RJ, houve melhorias na Sinalização Turística das principais fazendas históricas, por meio de Placas Indicativas.
Quem circula pelas rodovias Presidente Dutra e Lúcio Meira, em direção ao Vale do Café, agora tem placas com indicativos e mais informações.
“Todo esse trabalho que estamos desenvolvendo no Vale do Café, sob a orientação do nosso secretário Gustavo Tutuca, a quem agradeço pela confiança, vem trazendo ótimos resultados. São números que a gente acompanha, por meio do retorno do Trade, do setor hoteleiro, dos donos de restaurantes, dos artesãos, dos produtores artesanais e principalmente, com a geração de renda, da ampliação de vagas de emprego e com o aquecimento da economia. Vamos em frente, com o apoio da Setur-RJ, para que o Vale do Café continue se destacado no turismo Fluminense.” finalizou Wanderson Farias que coordena as ações do turismo no Vale do Café.
Parabéns a todos os envolvidos no crescimento das Regiões que abrange o Vale do Café.
Gratidão pelo apoio Gustavo Tutuca . Contamos com você e outros como Wanderson Farias e toda equipe . Juntos somos mais !!
Sr Nestor Gratidão!
Valeu cidades do Vale !!