Estado do Rio

Semana Brasil prevê injeção de R$ 4 bilhões na economia fluminense

O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Estado do Rio de Janeiro (IFec RJ) realizou uma pesquisa entre os dias 18 a 20 deste mês e mostra que cerca de 6,7 milhões de pessoas pretendem adquirir algum produto ou serviço na Semana Brasil, conhecida tradicionalmente por Black Friday brasileira. O número corresponde a 52,5% da população adulta do estado.

De acordo com o instituto, o evento, que será realizado de 3 a 13 de setembro, deve injetar aproximadamente, R$ 4 bilhões na economia do estado do Rio ou o equivalente a quatro vezes o movimento alcançado no Dia das Mães, cuja movimentação econômica somou R$ 1 bilhão.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), os organizadores já disponibilizam material de divulgação para os lojistas interessados, através do site (clique aqui). Ao menos 80 associações do varejo nacional já confirmaram adesão, incluindo gigantes do comércio de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, computadores, móveis, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, nutrição e material esportivo.

Com o slogan ‘Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego’, a ação faz parte do pacote de iniciativas para reaquecimento do comércio e retomada das atividades econômicas do país.

Para o economista do (IFec RJ), Rafael Zanderer, esse é o momento de uma retomada positiva. “Para a economia fluminense, essa semana será um oxigênio maravilhoso”, disse.

Esta vai ser a segunda edição da Semana Brasil. Na anterior, ocorrida em 2019, o instituto não fez sondagem sobre a intenção de compra, mas apurou que 11,2 milhões de pessoas demonstraram desejo de comprar no período, aproveitando os descontos e promoções dos lojistas.

Zanderer destaca ainda que a intenção de compra de quase R$ 4 bilhões para a segunda edição da Semana Brasil, é um volume significativo.

A pesquisa indica que devem ser gastos, em média, R$ 585,82 na compra de produtos e serviços durante a semana. Dentre os mais adquiridos, o destaque é para os eletrônicos, com 44,1%; vestuário, calçados e acessórios, com 39,8%; eletrodomésticos, com 36,6%; itens de alimentação, com 29%; artigos de uso pessoal e doméstico, com 26,9%; itens de material de construção, com 26,3%; livros e artigos de papelaria, com 14,5%; pacotes de viagem, com 14,5% e serviços de estética e beleza, com 12,9%.

A sondagem identificou ainda que os consumidores do estado do Rio estão divididos em relação aonde farão suas compras, ou seja, 32,8% irão comprar em lojas virtuais, 15,6% em lojas físicas e 51,6% em ambas.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

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