Macaé

Obra da Nova pista do Aeroporto de Macaé se aproxima de conclusão

O Aeroporto de Macaé está prestes a concluir a obra de construção da nova pista. De acordo com o último balanço divulgado pela Zurich Airport, que é a concessionária responsável pela administração do Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, as obras entraram na fase final e estão bem próximas da conclusão.

Essa está sendo considerada uma das maiores obras de infraestrutura no Estado do Rio. A Zurich Aiport teria investido R$ 220 milhões para transformar o aeroporto em um hub estratégico para o setor de óleo e gás, o que por si só já mostra a grandeza do projeto. A empresa também informou que da pavimentação asfáltica da nova pista foi concluída, o que os serviços já passaram dos 80% de conclusão.

A obra teve início em junho de 2023 e estão sendo realizadas pelo consórcio Bem Voar, formado pela Construtora Barbosa Mello (CBM) e pela Engeform Engenharia, com investimentos de 220 milhões de reais da Zurich Airport Brasil.

“A obra atende a uma demanda crescente do setor de óleo e gás. Só no 1º semestre desse ano passaram pelo Aeroporto de Macaé 102 mil passageiros; em 2023 foi registrado um aumento de 10% na movimentação comparado com 2022”, revelou a concessionária.

Ainda segundo a Zurich Airport Brasil, as obras agora passam pela realização dos serviços de balizamento, iluminação e sinalização, além de plantio de grama e construção da cerca de delimitação da nova área operacional.

“Em paralelo acontece a concretagem do pavimento do novo pátio que terá capacidade para 10 aeronaves de asa rotativa e reforço na estrutura do pavimento do pátio atual”, completou a empresa.

Segundo a concessionária, apenas depois de concluída essa etapa final das obras é que acontecerá o processo de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que está previsto para dezembro desse ano.

Com extensão de 1.400 metros (m), a nova pista tem previsão de entrega para o 1º semestre de 2025, com a expectativa de elevar a categoria do aeroporto, que poderá receber aeronaves de maior porte, além de tornar o Aeroporto de Macaé o único do país com base operacional offshore com duas pistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *