Rio de Janeiro conseguiu dobrar número de contratações do setor industrial em junho
O Rio de Janeiro conseguiu dobrar o número de contratações do setor industrial em junho. Incluindo as indústrias de transformação, construção, extrativa e serviços industriais de utilidade pública, o Estado conseguiu criar 4.462 vagas de emprego com carteira assinada. Os dados foram divulgados com base no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Uma análise da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostrou que o resultado conquistado agora em junho foi o dobro do registrado no mês anterior, quando o número de novos empregos criados foi de 2.235.
“A importância da indústria para a economia é indiscutível. O setor tem expressivo peso na balança comercial e na arrecadação tributária, é responsável por investimentos expressivos em pesquisa e desenvolvimento, e também pela geração de milhares de empregos. Por isso, estamos empenhados na industrialização do estado, para garantir um crescimento econômico contínuo e impactar positivamente, na qualidade de vida da população fluminense”, afirmou o governador Cláudio Castro.
De acordo com a análise da Firjan, o segmento da construção foi o que mais se destacou na geração de empregos, seguido pelo de Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos, e pelo de fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis.
A secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do estado, Fernanda Curdi, observa que a alta nas contratações é fruto do bom desempenho da indústria, que vem registrando indicadores mensais positivos consecutivos no ano.
“De acordo com o IBGE, a produção industrial do estado cresceu 5% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Este foi o quinto resultado positivo do setor no ano. Em janeiro, a produção industrial fluminense cresceu 6,3%, em fevereiro, 8,6%, em março, 3,1% e, em abril, 4,4%. O resultado em maio ficou ainda bem acima da média nacional, que recuou 1%”, aponta a secretária.
No geral, considerando todos os grandes setores econômicos, o mercado de trabalho fluminense criou 17.229 vagas formais em junho, acelerando as contratações em relação a maio (+15.870) e abril (+16.080). Na análise feita pela Firjan, o resultado geral do Estado do Rio foi 31% superior ao observado em junho do ano passado (+13.142).