Editorial

Salão do Turismo 2024: Rio de Janeiro é destaque em um dos maiores eventos de promoção do Turismo Nacional

O Rio de Janeiro marca sua presença no Salão do Turismo 2024. O evento, que este ano tem a Capital do estado como sede, abriu as suas portas na quinta-feira, dia 8 de agosto, para promover as potencialidades de destinos nacionais.

Até domingo, dia 11, o Rio Centro torna-se a casa do turismo nacional e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio apresentam o estado do Rio de Janeiro, ocupando espaços relevantes como: estande próprio promovendo atrativos, rotas e potencialidades das 12 regiões turísticas, áreas de experiências com destaque para o Turismo de Natureza, Turismo de Praia e Sol, Turismo Rural e Turismo Religioso, além da exposição do artesanato regional fluminense e das manifestações culturais, que agregam identidade e valor cultural aos municípios.

“As nossas 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro são um importante produto de atração e experiências para os nossos turistas. Como eu sempre digo, a capital é a nossa joia da Coroa, mas temos outras 91 cidades para dar atenção. E mais uma vez, por determinação do governador Cláudio Castro, estamos olhando para o interior do Estado, ajudando na realização de diversos eventos, como exposições e feiras, além de dar todo o suporte na participação de eventos do mesmo porte e objetivo do Salão do Turismo. Essas ações movimentam toda a cadeia produtiva do turismo nas regiões”, ressaltou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, que foi conferir de perto a movimentação dos estandes e ativações.

O evento conta com a participação de representantes de vários municípios, de autoridades e integrantes do trade turístico e outras pessoas envolvidas no setor turístico. Os visitantes podem conferir as ativações nos estandes dedicados aos atrativos e experiências das 12 regiões turísticas, que compõem o Estado. Entre esses atrativos, houve por exemplo, o lançamento da rota “Tour da Experiência Ipiabas”, que mostra atrações em um circuito pelo distrito de Barra do Piraí, localizado na região turística Vale do Café.

Outro destaque que também foi registrado no primeiro dia do Salão do Turismo, foram os produtores de Queijo e de Cachaça Artesanais da região do Vale do Café. Entre eles, Fabio Karan {Cachaça Karan} e Rodrigo Du Vale, produtor de Queijos outras iguarias premiadas.

“Como eu sempre falo, repito aqui a gratidão que nós, produtores, temos com o secretário Tutuca {Secretário Estadual de Turismo} que olha para o turismo de todo nosso estado e também para o Wanderson, que responde pelas ações da Setur no Vale do Café. Esses apoios são muito importantes para todos os produtores.” Comentou Rodrigo.

 

Para o Assessor Especial da SeturRJ e coordenador das ações da Secretaria no Vale do Café, Wanderson Farais, o Salão do Turismo no Rio, é mais uma importante vitrine para os produtos artesanais dos APLs.

“Nosso secretário Tutuca, sempre deixa claro para todos nós da equipe, da importância dessas vitrines turísticas. São momentos ideias para mostrarmos para milhares de pessoas, as nossas joias do interior. E tem dado muito resultado essas ações e participações. O Salão do Turismo é mais grande oportunidade.” Comentou Wanderson.

As manifestações culturais e o espaço dedicado ao artesanato regional fluminense também receberam destaque com a exposição de artistas e a apresentação da Folia de Reis de Magé.

Estiveram presentes também, nos estandes e áreas de ativações do Rio de Janeiro, o subsecretário de Eventos da Setur-RJ, Luiz Felipe Pinho, o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida e o Vice-presidente da TurisRio, Pablo Kling.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *